Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

M&M's afasta personagens após ataques conservadores

Confeitos de chocolate despertaram críticas após estrelarem campanha inclusiva da marca e acabaram "demitidos" nesta segunda-feira (23)

Redação Publicado em 23/01/2023, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de M&M's: pausa indefinida (Divulgação)
Personagens de M&M's: pausa indefinida (Divulgação)

A M&M's anunciou nesta segunda-feira (23) uma 'pausa indefinida' de seus mascotes nas ações de marketing da companhia. A 'aposentadoria' dos personagens, um time de confeitos coloridos antropomorfos, é uma resposta da empresa aos ataques sofridos por influenciadores conservadores nas últimas semanas.

"Agora entendemos - até os sapatos de um doce podem ser polarizantes. O que é a última coisa que a M&M's é, já que tudo o que queremos é reunir as pessoas", diz o anúncio oficial publicado na página de M&M's nas redes sociais.

+++ LEIA MAIS: Confirmação de que Velma de Scooby-Doo é lésbica gera fúria em conservadores

O confeito de chocolate entrou na mira de influenciadores conservadores em 2022, após o lançamento uma campanha com o mote "vire o status quo". Protagonizada por confeitos "femininos" (a dizer: o M&M marrom, o M&M verde e um recém-introduzido M&M roxo), a campanha consistia em uma edição especial com parte do lucro das vendas revertidos para ações de suporte a mulheres.

Campanha com M&M's femininos (Divulgação)
Campanha com M&M's femininos (Divulgação)

A ação acabou criticada por nomes como Tucker Carlson, comentarista da Fox News, que atacou as características inclusivas dos, próprios personagens. Segundo ele, a ação incluiria uma M&M's lésbica e uma obesa. Outro influenciador conservador, Nick Adams, disse que 'qualquer americano com meio cérebro deve estar furioso com a M&M's', alegando que a 'masculinidade está sob ataque como nunca antes na história' (via Forbes).

+++ LEIA MAIS: Heartstopper: Elenco ‘afronta’ conservadores em parada LGBTQ+

Com o afastamento dos personagens por tempo indeterminado, a Mars, fabricante da M&M's, escalou a atriz Maya Rudolph como a nova porta-voz da marca, por tratar-se de um nome apreciada por todos nos Estados Unidos.

Maya Rudolph (Getty Images)
Maya Rudolph (Getty Images)

Os personagens de M&M's foram adotados pela marca pela primeira vez em 1954, para o anúncio do confeito de amendoim. Desde então, apareceram em diversas ações internacionais da companhia, em variadas formas e tamanhos.