Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paralisia de Justin Bieber movimenta conspirações antivacina

Pessoas antivacina dizem, sem comprovação, que Justin Bieber teve paralisia facial por se vacinar contra covid-19

Redação Publicado em 14/06/2022, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Justin Bieber no Coachella (Foto: Kevin Winter / Equipe)
Justin Bieber no Coachella (Foto: Kevin Winter / Equipe)

Justin Bieber cancelou alguns shows após revelar no Instagram diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt na última sexta, 10. Esse problema de saúde é uma complicação do vírus varicela-zoster, o qual resulta em paralisia facial. Porém, a revelação teve conspirações antivacina, e pessoas sem evidência disseram como o cantor contraiu a doença por ter se vacinado contra covid-19.

"Todo mundo fingindo que Justin Bieber não está ferido pela vacina. A negação é muito profunda," escreveu um internauta em um tuíte com mais de 3.400 compartilhamentos. Muitos também conectaram a doença de Bieber com o fato da esposa dele, Hailey Bieber, desenvolver um coágulo de sangue que foi para o cérebro, o qual exigiu que ela passasse por uma cirurgia em março de 2022. Hailey falou como o coágulo veio de múltiplos fatores, como tomar pílulas anticoncepcionais, fazer um voo transcontinental e ter contraído coronavírus.

+++LEIA MAIS: Justin Bieber revela paralisia facial e pede apoio dos fãs: 'Obrigado por serem pacientes comigo'

Segundo matéria da Rolling Stone EUA, não há evidências de que o diagnóstico de Bieber seja um efeito da vacina contra covid-19 - além do cantor não ter revelado como se vacinou. Em fevereiro de 2022, o dono de "Peaches" explicou como testou positivo para doença, e isso pode ter desencadeado os problemas de saúde mais recentes, disse a epidemiologista KatrineWallace, também conhecida como Dra. Kat no TikTok.

"Qualquer estresse no sistema imunológico pode causar um despertar do vírus adormecido nos nervos," explicou. "Pode ser covid. Pode ser qualquer infecção viral." Ela também falou como conversou com pessoas responsáveis por passar por estresses significativos na vida, como divórcio ou uma mudança grande, que posteriormente contraíram varicela-zoster.

+++LEIA MAIS: Justin Bieber está proibido de comprar carros da Ferrari; saiba motivo

As evidências atuais não são suficientes para atribuir uma ligação definitiva entre as telhas (reativação do VZV) e a vacina contra covid-19. Mesmo que haja uma associação, é um efeito colateral raro, e os benefícios da vacinação superam os riscos potenciais.

"As pessoas precisam se sentir no controle dessa situação fora de controle," comentou Katrine Wallace sobre as desinformações relacionadas à vacina. "A ciência é difícil e complicada. É fácil acreditar que todos os problemas estão em uma vacina, porque isso é algo que você pode simplesmente decidir não fazer. Então as pessoas apresentam teorias mais novas e bizarras."

@epidemiologistkat People saying that Justin Beiber’s Ramsay hunt syndrome was caused by the COVID-19 vaccine don’t understand that this is a vaccine preventable condition, and an example of why vaccines are important! #Chickenpox#Varicella#VaricellaVirus#VaccinesAreSafe#Vaccine#JustinBieber#Virus#RamseyHuntSyndrome#shingles♬ original sound - Dr Kat, Epidemiologist