Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Prostitutas integram elenco de ópera no aniversário de 110 anos do Theatro Municipal; conheça

Dirigida por Kiko Goifman, María de Buenos Aires reúne a soprano Catalina Cuervo e o coletivo P*tas Davida no Theatro Municipal de São Paulo

Redação Publicado em 10/09/2021, às 16h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peça María de Buenos Aires (Foto: Stig /Reprodução via Twitter)
Peça María de Buenos Aires (Foto: Stig /Reprodução via Twitter)

Com elenco formado por prostitutas, a ópera-tango María de Buenos Aires comemora o aniversário de 110 anos do Theatro Municipal de São Paulo, o qual acontece no próximo domingo, 12. (Via O Globlo)

Dirigida por Kiko Goifman (Bixa Travesty), a peça de Astor Piazzolla (1921-1992) reúne a soprano colombiana Catalina Cuervo e o coletivo P*tas Davida, formado pelas protitutas Elaine Bortolanza, Lua Negra, Dannyele Cavalcante e Betania Santos - esta última é presidente da Associação Mulheres Guerreiras: Profissionais do Sexo Unidas pelo Respeito.

+++ LEIA MAIS: Theatro Municipal investe em conteúdo digital durante a quarentena; conheça

Juntas, quebram estereótipos sobre a prostituição, encenam uma produção paulistana apresentada pela primeira vez em 1968 - a primeira a integrar prostitutas no elenco - e contam a história da trabalhadora sexual e cantora María, a qual vaga pela cidade de Buenos Aires após a morte.

A ópera segue protocolos contra a covid-19, como elenco reduzido, o uso de máscara em cenas com mais de um ator, coreografias de tango sem parceiros. Além disso, o Theatro disponibilizará no máximo 40% da plateia, que será obrigada a usar máscaras que não são de pano.

+++ LEIA MAIS: Emicida emociona ao lançar o disco AmarElo no Theatro Municipal: 'Nos vemos nos livros de história'

O coletivo tem apoio da grife Daspu, dirigido por Bortolanza, com quem Goifman trabalhou anteriormente em um desfile em 2015. Ao lado de P*tas Davida, o diretor faz sua estreia na ópera.

"A gente já ocupou outros espaços, como o Masp e o Paço das Artes, mas é a primeira vez que pisamos no palco do Municipal. P*ta é uma palavra censurada, né? Achei genial o convite do Kiko, a ousadia de afirmar isso no Brasil é algo grandioso," disse Bortolanza a Folha de S. Paulo.

Confira mais informações sobre María de Buenos Aires no site oficial do Theatro Municipal.

+++ LEIA MAIS: Amou AmarElo? BBC Brasil indica outros 3 documentários sobre a história negra no país