Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Stranger Things 4: Quais são as referências do terror na temporada? Criador responde

Segundo Ross Duffer, referências do terror vão de produções aleatórias, como A Cela (2000) a It

Redação Publicado em 02/06/2022, às 14h51 - Atualizado em 03/06/2022, às 15h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vecna, vilão de Stranger Things 4 (Foto: Reprodução/Netflix)
Vecna, vilão de Stranger Things 4 (Foto: Reprodução/Netflix)

De todas as temporadas de Stranger Things, a quarta é uma das que mais usa elementos de terror para contar a história, principalmente com o bizarro vilão Vecna. Ross Duffer, um dos criadores da icônica série original Netflix, revelou quais foram as principais referências do gênero.

"As maiores influências provavelmente seriam A Hora do Pesadelo 3 (1987), Hellraiser (1987), de Clive Barker, e, estranhamente, A Cela (2000), com Jennifer Lopez e Vince Vaughn. Tem It também. A minissérie de 1990, com o Pennywise de Tim Curry, marcou-nos, talvez, mais do que qualquer outra coisa," afirmou o executivo ao NME. "Então, conversamos muito sobre isso e por que isso mexeu tanto conosco."

+++LEIA MAIS: Teoria de Stranger Things diz que Eleven não derrotará Vecna sozinha

A quarta temporada de Stranger Things se passa alguns meses após os eventos da terceira. Joyce (Winona Ryder), Will (Noah Schnapp), Jonathan (Charlie Heaton) e Eleven (Millie Bobby Brown) se mudaram para Califórnia, enquanto Hawkins é assombrada pelo misterioso e letal Vecna. Então, Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin), Nancy (Natalia Dyer), Steve (Joe Keery), Max (Sadie Sink) e companhia correm contra o tempo para solucionar o problema.

Os sete primeiros episódios de Stranger Things 4 foram lançados no catálogo da Netflix em 27 de maio de 2022, enquanto os dois restantes serão disponibilizados no dia 1° de julho.

+++LEIA MAIS: Stranger Things 4: Stephen King reage a referência de Carrie


Stranger Things 4: Volume 2 dará 'soco no coração' do público, diz diretor

O primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things finalmente chegou ao catálogo da Netflix na última sexta, 27, e abalou diversos fãs. No entanto, segundo diretor Shawn Levy (Free Guy: Assumindo o Controle, O Projeto Adam), o público pode esperar "soco diretamente no coração" nos dois capítulos do quarto ano da produção criada pelos irmãos Duffer.

Em entrevista concedida ao The Hollywood Reporter, Levy, quem comandou os episódios "O monstro e a super-heroína" e "Querido Billy," revelou conversa com irmãos Duffer. "[Matt e Ross Duffer] falaram: 'Quer saber? Respostas soam bem'. Agora, é a hora. É a hora de explicar tudo," disse. "Isso reposiciona tudo que sabemos sobre o mal em Hawkins e os vilões sobrenaturais. Certamente, serve de trampolim para o que vem depois."

+++LEIA MAIS: Stranger Things: Winona Ryder reflete sobre envelhecimento do elenco: 'Sentimento misto'

Em seguida, o diretor falou sobre o que esperar do Volume 2 de Stranger Things 4, mas não seu muitos detalhes: "Os dois capítulos finais tão emocionantes quanto cinematográficos. P*** me***, realmente são um deleite para os olhos, mas dão um soco diretamente no coração. Então, vou falar apenas disso."

E a quinta temporada?

Netflix anunciou como a quinta temporada de Stranger Things será a última. Sobre esse assunto, Shawn Levy adiantou um possível final feliz. "Será agridoce para nós gravarmos e para o público ver, mas esperamos como seja também profundamente satisfatório, porque todos sabemos, como fãs de outras séries, que poucos sentimentos são tão ruins quando um final decepciona," afirmou.

Não há a menor chance que daremos qualquer coisa menos que um final satisfatório aos nossos fãs comprometidos

+++LEIA MAIS: Stranger Things: Sadie Sink escolhe música de Taylor Swift que a salvaria do Vecna