Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

The Last of Us: Música do 3º episódio explica mistério da série

Lançada na década de 1980, a faixa solucionou um enigma a respeito de Bill e Frank deixado pelo primeiro episódio da trama; entenda

Redação Publicado em 31/01/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nick Offerman e Murray Bartlett em The Last of Us (Foto: Divulgação/HBO)
Nick Offerman e Murray Bartlett em The Last of Us (Foto: Divulgação/HBO)

"Long, Long Time", o terceiro episódio de The Last Of Us, estreou na HBO no último domingo, 29, contando a história de amor entre Bill e Frank. Emocionante, o capítulo não apenas impactou os fãs, como ainda solucionou um mistério curioso.

Segundo pontuado pelo Mashable, o enigma começa logo no primeiro episódio da série, quando Ellie (Bella Ramsey) encontra um rádio e uma longa lista de músicas no apartamento de Joel (Pedro Pascal). Na relação de faixas, ela encontra um código inusitado, que sugere um paralelo entre algumas décadas e possíveis mensagens.

+++LEIA MAIS: The Last of Us: O que esperar do episódio 4?

Na lista, as músicas dos anos 1960 indicam que não há “nada de novo”, as da década de 1970 indicam um “novo estoque" e os lançamentos dos anos 1980 trazem um grande “X”. É neste momento que, ao retornar para o apartamento, Joel começa a ser questionado por Ellie.

"Então, quem são Bill e Frank? O rádio é um código de contrabando, certo?”, teoriza a jovem. “Músicas dos anos 60 [significam que] não temos nada de novo, anos 70 [indicam que] eles têm coisas novas… o que é dos anos 80?”

The last of us
Bella Ramsey e Pedro Pascal em The Last of Us (Foto: Reprodução/HBO)

+++LEIA MAIS: The Last of Us: Qual doença que Frank tem?

Em seguida, ao tentar solucionar o código e responder a própria pergunta, Ellie prega uma peça em Joel, afirmando que uma música específica tocou no rádio enquanto ele dormia. Era "Wake Me Up Before You Go-Go", lançada pelo Wham! em 1984.

Pego de surpresa, Joel demonstra-se frustrado com a música e, assim, Ellie determina: "Te peguei. Músicas dos anos 80 significam problemas. Código quebrado". Mas, afinal, qual teria sido o problema indicado pela reprodução da faixa da década de 1980?

+++LEIA MAIS: The Last of Us: Destino de Bill e Frank é MUITO diferente no game; saiba como é

É apenas no terceiro episódio que descobrimos a resposta para o mistério, conforme conhecemos a história de Bill e Frank. No capítulo, enquanto exploram o porão de Bill, Joel e Ellie encontram um rádio tocando uma faixa dos anos 1980 e, antes do homem interromper a transmissão, Ellie pergunta por que ela estava tocando.

"Se você não redefine a contagem regressiva a cada poucas semanas, esta lista de reprodução toca no rádio", responde Joel, colocando um fim ao mistério. Acontece que, ao contrário do que Ellie imaginou ao enganar Joel com a música do Wham!, as músicas dos anos 1980 não indicam um problema, mas sim que algo aconteceu com Bill e Frank, impedindo-os de zerar o cronômetro do rádio.

Curiosamente, é o próprio código que nos indica, ainda no primeiro episódio, que Bill e Frank provavelmente já estavam mortos semanas antes de Joel, Tess e Ellie deixarem Boston. Isso porque, no final do capítulo, o rádio melancolicamente toca "Never Let Me Down Again", do Depeche Mode — uma música lançada em 1987.

+++LEIA MAIS: The Last of Us: Criador confirma teoria de como surto de Cordyceps começou