Umbrella Academy: Como a série lida com transição de gênero de Elliot Page?

Novo ano mostra a transição de gênero de Viktor Hargreeves, personagem interpretado por Elliot Page

Redação Publicado em 22/06/2022, às 15h00

None
Elliot Page como Viktor Hargreeves em Umbrella Academy (Foto: Reprodução / Twitter)

[ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DE THE UMBRELLA ACADEMY]

A 3ª temporada de The Umbrella Academy  chegou ao catálogo da Netflix nesta quarta-feira, 22 de junho, e é o primeiro trabalho de Elliot Page em frente às câmeras após a transição de gênero. O ator de 35 anos revelou publicamente que é um homem trans em dezembro de 2020, e agora apresenta seu personagem, Número 7, com um novo nome: Viktor Hargreeves.

Nos novos episódios, a história é retomada exatamente onde a segunda nos deixou: os irmãos Hargreeves voltam ao tempo presente depois de impedirem o apocalipse em 1963, mas encontram a até então inexistente Sparrow Academy em seu lugar na mansão de Reginald (Colm Feore).

+++ LEIA MAIS: Elliot Page recebeu ameaça de morte após anunciar transição de gênero

Page falou sobre a construção da transição de gênero de Viktor em entrevista ao programa Late Night with Seth Meyers.  Para ajudar a desenvolver o personagem dentro do roteiro da série, a produção da Netflix contou com a colaboração de Thomas Page McBee, autor e jornalista transgênero. 

Quando conversei com [o showrunner Steve Blackman] pela primeira vez sobre isso, ele pareceu muito animado com a perspectiva de incorporar a minha transição à série. Depois, Thomas chegou e nos ajudou. O resultado é algo do qual eu me orgulho, e que eu estou animado para que as pessoas vejam.

+++ LEIA MAIS: Umbrella Academy: Roupa de Viktor faz referência sombria a Ben; entenda

A transição aprofundaria temas já introduzidos na trama, e faria sentido dentro da história do Número Sete. A única questão é que os roteiros já estavam finalizados, e as filmagens começariam em menos de duas semanas. 

No primeiro episódio, reencontramos os seis irmãos de volta à mansão de Reginald, como no fim da segunda temporada, encarando o pai e a Sparrow Academy. Ali, ele ainda se apresenta como Vanya, já que teoricamente não houve passagem de tempo desde o episódio 10 da segunda temporada.

+++ LEIA MAIS: Umbrella Academy: Elliot Page interpretará Vanya depois de transição de gênero?

Após o primeiro confronto com a Sparrow Academy, Viktor (Page) resolve radicalizar o visual e aparece com os mesmos cabelos curtos que Elliot adotou desde sua transição. Após uma breve hesitação, os três irmãos se mostram receptivos.

Pouco depois, é a vez de Allison (Emmy Raver-Lampman) descobrir que agora tem um irmão. Durante um passeio, ela pede desculpas a Viktor por nunca ter percebido, e ele responde: "Você não poderia saber, porque nem eu sabia, inteiramente".

+++ LEIA MAIS: O que acontecerá com Vanya, de Umbrella Academy, depois da transição de gênero de Elliot Page?


Mais sobre Umbrella Academy 

Umbrella Academy acompanha uma família um tanto quanto disfuncional de super-heróis, criados pelo magnata Sir Richard Haargreves. Após a morte misteriosa do pai, responsável por adotar crianças que nasceram com poderes peculiares, os irmãos precisam se unir novamente após anos afastados.

Os 10 episódios da 3ª temporada de The Umbrella Academy  estão disponíveis na Netflix.