Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Lista

10 discos internacionais que completam 10 anos em 2024

Em 2014, Pink Floyd, Lana Del Rey e até mesmo Michael Jackson tiveram discos lançados

Capas de álbuns de Pink Floyd, Lana Del Rey e Michael Jackson (Fotos: Reprodução)
Capas de álbuns de Pink Floyd, Lana Del Rey e Michael Jackson (Fotos: Reprodução)

Acredite ou não, os discos que compõem esta lista estão completando uma década. Por isso, se você se lembra dos primeiros singles desses álbuns e do dia em que eles foram lançados, é um sinal de que está ficando velho. Vá fundo na nostalgia:

1. Taylor Swift - 1989

Em 27 de outubro de 2023, exatamente nove anos após o lançamento da primeira versão de 1989, Swift lançou a Taylor's Version do seu quinto álbum de estúdio. A regravação inclui 21 faixas, sendo cinco inéditas — composições feitas para a versão original. "Blank Space" e "Shake It Off" são alguns dos hits que fazem parte do disco.

2. Lana Del Rey - Ultraviolence

Com os singles "West Coast", "Shades of Cool", "Ultraviolence" e "Brooklyn Baby", Ultraviolence continuou a narrativa sobre fama, sexo, poder e dinheiro de Lana Del Rey. O álbum foi produzido pelo vocalista do The Black Keys, Dan Auerbach, e estreou no topo das paradas musicais de 15 países. 

3. Ed Sheeran - X

X faz parte de uma série de álbuns de Ed Sheeran nomeados com sinais matemáticos, como o + (2011), ÷ (2017), - (2021) e o mais recente = (2023). "Thinking out Loud" e "Photograph" — músicas que embalam cenas românticas em filmes e na vida real, integram o disco.

4. Pharrell Williams - G I R L

G I R L conta com participações de Justin Timberlake e Alicia Keys nas faixas "Brand New" e "Know Who You Are", respectivamente. Hans Zimmer, Kelly Osbourne, Timbaland, Miley Cyrus, Daft Punk e JoJo são alguns dos outros artistas que colaboraram com arranjos, vocais de apoio e até mesmo beatbox. "Happy", que ficou famosa com o lançamento de Meu Malvado Favorito 2 (2013) é a música mais famosa do álbum. 

5. Beck - Morning Phase

Beck desbancou Ed Sheeran e Pharrell Williams na edição do Grammy de 2015 ao vencer o prêmio de Álbum do Ano com Morning Phase. O disco reuniu músicos que participaram da gravação do Sea Change (2002). A segunda faixa do álbum, "Morning", foi incluída na trilha sonora de Se Eu Ficar (2014).

6. Michael Jackson – XSCAPE

XSCAPE é o segundo álbum póstumo de Michael Jackson. Músicas gravadas pela primeira vez nas décadas de 1980 e 1990, por exemplo, ganharam espaço no disco com a produção executiva de L.A. Reid e ajuda de John McClain, responsável pelo patrimônio de Jackson. As versões originais das faixas também foram disponibilizadas.

7. Foo Fighters - Sonic Highways

Sonic Highways deu vida a documentário homônimo que acompanha a gravação do oitavo disco de estúdio do Foo Fighters. As oito faixas foram gravadas em oito estúdios diferentes de oito cidades dos Estados Unidos: Austin, Chicago, Los Angeles, Nashville, Nova Orleans, Nova York, Seattle e Washington, DC.

8. Pink Floyd - The Endless River

The Endless River é o último álbum do Pink Floyd e, assim como os dois anteriores, não tem participação de Roger Waters. Os membros da banda David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright contaram com a ajuda de músicos convidados — e de Polly Samson, esposa de Gilmour, especificamente na composição da letra de "Louder than Words". 

9. St. Vincent - St. Vincent

St. Vincent levou o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa pelo disco homônimo. A artista foi a segunda artista solo feminina que venceu na categoria, sendo que o prêmio foi desbravado por Sinéad O'Connor em 1991, com I Do Not Want What I Haven't Got (1990). Alt-J, Arcade Fire, Cage the Elephant e Jack White concorriam à mesma categoria em 2015. 

10. Foster The People – Supermodel

Supermodel é o segundo álbum de estúdio do Foster The People. Depois de Torches (2011), com a famosa "Pumped Up Kicks", a banda liderada por Mark Foster ainda conseguiu emplacar hits como "Coming of Age" e "Best Friend". O disco foi produzido ao longo de 2012 e 2013, a partir de viagens que Foster e Paul Epworth fizeram entre Índia e Marrocos. 

Bônus
11. alt-J - This is All Yours

12. Chet Faker - Built on Glass

13. Leonard Cohen – Popular Problems

14. The War On Drugs – Lost In The Dream

15. Johnny Marr – Playland

16. Simple Minds – Big Music

17. Badbadnotgood – III

18. Damon Albarn – Everyday Robots

19. Warpaint – Warpaint

20. FKA Twigs – LP1

21. Sharon Van Etten – Are We There

22. Mac DeMarco – Salad Days

23. The Kooks – Listen

24. Interpol – El Pintor

25. Angel Olsen – Burn Your Fire For No Witness

26. Metronomy – Love Letters

27. Jack White - Lazaretto

28. Royal Blood - Royal Blood

29. Weezer - Everything Will Be Alright In The End

30. Lenny Kravitz - Strut

31. OFF! - Wasted Years

32. Machine Head - Bloodstone & Diamonds

33. SPOON - They Want My Soul