5 mil casos de covid-19 são relacionados à festival na Inglaterra; entenda

O Festival Boardmasters aconteceu na Inglaterra entre 11 e 15 de agosto, e levou a cerca de 4,7 mil novos casos de covid-19

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/08/2021, às 19h56

None
Boardmasters (Foto: Reprodução/Instagram)

O Festival Boardmasters ocorreu entre os dias 11 e 15 de agosto de 2021, em Newquay, na Inglaterra. De acordo com informações oficiais da saúde do país (via The Guardian), quase cinco mil pessoas testaram positivo para a covid-19 após o evento, o qual concentrou 50 mil na plateia — três quartos do número de novos casos compreendem jovens de 16 a 21 anos.

Os dados apresentados foram suficientes para estabelecer uma conexão entre o Boardmasters e o aumento de casos de coronavírus. Segundo informações do NME, entre os headliners, o festival teve performances de Jorja Smith, Lianne La Havas, Gorillaz, Foals, Kano, Sam Fender, Blossoms, entre outros. 

+++LEIA MAIS: Lollapalooza: Edição nos EUA ‘não foi evento super propagador de covid-19’, explicam autoridades

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Boardmasters (@boardmasters)

 

Para entrar, o evento exigiu apresentação do documento do sistema público de saúde inglês comprovando o status de contaminação pela doença — já as máscaras de segurança não eram obrigatórias, mas o uso era incentivado. A região de Cornwall, onde acontece o festival, enfrenta novamente o aumento das infecções por coronavírus — nos dias após o Boardmasters, foram 717 casos a cada 100 mil pessoas. 

As autoridades de Cornwall pensaram em cancelar o evento, mas os organizadores garantiram o máximo de segurança possível. Enfim, o Boardmasters ocorreu e levou à infecção de cerca de 4,7 mil pessoas. "Nenhum evento consegue eliminar o risco completamente," afirmou um porta-voz do festival. 

+++LEIA MAIS: Iron Maiden: Bruce Dickinson relembra importância da vacina contra Covid-19: 'Você precisa da sua vacinação'

Agora, a equipe de saúde pública da região voltou a incentivar a população a realizar os testes de detecção do vírus. "Nosso conselho aos moradores, visitantes e qualquer um que tenha ido ao Boardmasters permanece o mesmo — se você tem sintomas de covid-19, entre em isolamento imediatamente e marque um teste de PCR. Se não há sintomas, continue testando duas vezes por semana," disse Rachel Wigglesworth, diretora de saúde pública de Cornwall.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!