Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Curiosidade

A melhor banda da história do rock, segundo Jack Black

Ator e músico admitiu que não compreendeu de início a sonoridade do grupo que para ele merece o título em questão

Jack Black (Foto: Kevin Winter/Getty Images)
Jack Black (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Embora seu trabalho primário seja de ator, Jack Black tem sua carreira fortemente ligada à música. Desde 1994 ele forma com Kyle Gass o duo Tenacious D, que já lançou quatro álbuns de estúdio — o mais recente, Post-Apocalypto, saiu em 2018 —, fez turnês com direito a passagem pelo Brasil e ganhou um filme próprio, Tenacious DUma Dupla Infernal. Além disso, Black interpretou papéis conectados a esse universo, como nos longas Escola de Rock e Super Mario Bros: O Filme, para o qual foi responsável pela canção “Peaches”.

Dito isso, é interessante poder conhecer um pouco mais do gosto musical de Jack. Em artigo para a Entertainment Weekly (via site Igor Miranda), publicado no ano 2000, ele foi convidado a apresentar seus discos favoritos de todos os tempos. Um deles foi gravado pela melhor banda da história do rock, em sua opinião.

Para ele, o grupo que ostenta esse título é o Radiohead. O álbum que entra em sua galeria de favoritos é The Bends, segundo trabalho de estúdio do grupo, lançado em março de 1995.

Inicialmente, Black destacou a diferença entre The Bends e seu sucessor, o aclamado OK Computer (1997). Para ele, o primeiro mencionado é indicado para quem busca por um som mais direto, enquanto o segundo destacado é recomendado para quem está em busca de “conceito”, já que é um trabalho mais experimental.

Se você quer conceito, vá atrás de OK Computer. Mas se você quer rock — se você quer músicas diretas —, pegue The Bends.

Em seguida, Jack contou que teve dificuldade para assimilar o som do grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Thom Yorke. Quando ele enfim compreendeu, veio a reflexão de que aquela era “a melhor banda da história do rock”.

Nas primeiras audições, eu fiquei tipo: ‘eu não entendo…. meu cérebro não está assimilando…’ Em seguida, clicou: ‘ohhhh, entendo, é a melhor banda da história do rock!’.

The Bends é visto como um álbum de transição entre a estreia Pablo Honey(1993) e o já mencionado OK Computer. Apresenta músicas mais contidas em comparação ao disco inaugural, mas ainda sem o desenvolvimento conceitual do sucessor. “My Iron Lung”, “High and Dry” + “Planet Telex”, “Fake Plastic Trees”, “Just”, “Street Spirit (Fade Out)” e a faixa-título foram disponibilizadas como singles à época.

Outros discos favoritos de Jack Black

Ainda no artigo publicado pela Entertainment Weekly, Jack Black listou mais álbuns que considera os melhores de todos os tempos. Ele citou:

  • Liz Phair, Exile in Guyville (1993)
  • Devo, FreedomofChoice (1980)
  • Black Sabbath, WeSold Our Souls for Rock ‘N’ Roll(coletânea, 1976)
  • Pixies, Surfer Rosa (1988)

As escolhas são mais orientadas ao rock alternativo. O único álbum que foge à regra é a compilação do Black Sabbath — o que também surpreende, por ser um disco que reúne as músicas de maior destaque da banda até a data de seu lançamento, não um trabalho de canções inéditas. A respeito desse material, Black destacou:

Ozzy é o vocalista mais assombroso, malvado e f#da da história. Sem dúvidas. Este álbum é uma cápsula de uma época romântica em que Satanás era real. Você estava indo para o inferno, mas não se importava, porque era incrível.