Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Memória

Como foi o primeiro show de Paul McCartney no Brasil? Relembre

O ex-beatle deve se apresentar no Brasil entre novembro e dezembro, segundo jornalista

Redação Publicado em 04/08/2023, às 11h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Foto: Gustavo Caballero / Getty Images)
Paul McCartney (Foto: Gustavo Caballero / Getty Images)

Paul McCartney já havia lançado álbuns solo ao longo de cerca de duas décadas, quando decidiu incluir o Brasil no roteiro das apresentações. Em 1989, o ex-beatle voltou a fazer turnês mundiais com o álbum Flowers In The Dirt (1989).

A Paul McCartney World Tour começou em setembro do mesmo ano, na Noruega, e a parada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, só aconteceria nos dias 19 e 21 de abril de 1990. No entanto, chuvas fortes que perduraram do dia 18 para o dia 19 impediram a apresentação de Paul, por isso o show foi remarcado para o dia 20, uma sexta-feira (via O Globo).

Paul McCartney no Brasil (Divulgação/BBC News Brasil)
Paul McCartney no Brasil (Divulgação/BBC News Brasil)

O artista fez duas exigências a Luiz Oscar Niemeyer: "trazer todo o aparato de produção, que incluía som, luz e vídeos" e "não ter seu nome associado a marcas de cigarro, carne ou bebida alcoólica", disse o produtor (via Terra).

A primeira música cantada ao vivo por McCartney no Brasil foi "Figure Of Eight", do Flowers In The Dirt. Não é segredo que o artista ficou conhecido pelo seu trabalho nos Beatles, então grande parte do público esperava receber uma palinha das canções do grupo britânico. "Let it be", "The long and winding road", "Hey Jude" e "Eleanor Rigby" foram incluídas na setlist com canções do Wings, outra banda da qual Paul fez parte.

Sem descanso, Paul McCartney voltou ao mesmo palco no dia seguinte e reuniu ainda mais fãs, atingindo o número de 184 mil pessoas, feito que entrou para o Guiness Book. A esposa do cantor à época fazia parte da banda, tocando teclado e percussão, e fazendo vocais de apoio. Linda morreu 8 anos depois, de câncer. Demorou 21 anos para que o músico retornasse ao Rio de Janeiro.

Paul McCartney no Brasil (Divulgação/BBC News Brasil)
Paul McCartney no Brasil (Divulgação/BBC News Brasil)

+++LEIA MAIS: Em 1990, Paul McCartney quebrava o recorde de maior público da história no Rio de Janeiro - até então

Em 2023, McCartney deve se apresentar em Brasília no dia 30 de novembro e em Curitiba no dia 13 de dezembro, segundo o jornalista José Norberto Flesch, que costuma adiantar apresentações internacionais no país. Vale ressaltar que ainda não há nenhum anúncio oficial do ex-beatle. 

A última vez que o ex-beatle esteve no Brasil foi em 2019 com duas apresentações, uma em Curitiba e outra em São Paulo. Em 2017, ele fez uma série de shows pelo Brasil.