Em 1990, Paul McCartney quebrava o recorde de maior público da história no Rio de Janeiro - até então

Apresentação foi feita no Maracanã para 184 mil pessoas, e foi a mais rentável da turnê

Redação Publicado em 21/04/2019, às 09h00

None
Paul McCartney durante a World Tour de 1990 e 1991 (Foto: Tim Sharp/AP)

Em setembro de 1989, Paul McCartney saiu na superturnê The Paul McCartney World Tour. O trabalho foi colossal: 104 datas diferentes de apresentações - e a primeira vinda ao Brasil.

Mas não só isso foi impressionante. Naquela turnê, o ex-Beatle quebrou um recorde mundial: o maior público para uma apresentação de artista solo. E o recorde foi feito em solo brasileiro.

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram 

No dia 21 de abril de 1990, há exatos 19 anos, Paul subiu aos palcos na frente de 184 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro. O show também foi o mais rentável na turnê, gerando mais de US$ 3,5 milhões.

Desde então, Paul perdeu o título do recorde para Rod Stewart, que fez uma apresentação para nada menos do que 4 milhões de pessoas. Mas a cidade não mudou: a apresentação também foi feita no Rio, em Copacabana, durante a virada de ano de 1994 para 1995. Hoje, Stewart empata com Jean Michel Jarre em questão de audiência e maior show.

E, para completar, o Rio de Janeiro tem outro recorde de show na listinha de top 5 maiores públicos. Em 2006, os Rolling Stones se apresentaram no mesmo lugar de Stewart e reuniram 1,5 milhões de pessoas. O show fez parte da turnê A Bigger Bang, e seu palco tinha a altura de um prédio de sete andares.

+++ Entrevista RS: Di Ferrero fala sobre música pop, vida pós-NX Zero e projeto engavetado com Emicida: