Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Há 55 anos, Syd Barrett fazia o último show com o Pink Floyd

Em Hastings, na Inglaterra, Syd Barrett fez última apresentação com Pink Floyd, mas não foi esquecido

Dimitrius Vlahos Publicado em 20/01/2023, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Syd Barrett (Foto: Divulgação)
Syd Barrett (Foto: Divulgação)

O dia 20 de janeiro de 2023 marca 55 anos desde a última apresentação de Syd Barrett como integrante do Pink Floyd. Em 1968, na cidade de Hastings, no sudeste da Inglaterra, um dos fundadores do influente grupo de rock psicodélico deixava a banda, sem ter conhecimento disso ainda.

Conforme relembrado pelo Ultimate Classic Rock, Pink Floyd estava em ascensão. Em 1967, lançaram The Piper at the Gates of Dawn, o bem recebido disco de estreia. O comportamento de Barrett, no entanto, era visto como um problema pela banda.

+++ LEIA MAIS: Pink Floyd relança Animals; ainda atual, disco precisava de nova versão? [REVIEW]

Também em 67, David Gilmour se juntou ao grupo para acrescentar profundidade às guitarras. Em apresentações ao vivo, não era raro que Syd começasse a tocar no tom errado ou simplesmente parasse na metade das músicas.

Esta formação com cinco integrantes não durou muito. Os colegas de banda se cansaram de lidar com Barrett, e o deixaram de lado aos poucos. Em entrevista concedida em 1995, Gilmour relembrou show feito pelo Pink Floyd na Southampton University em 1968. Sem citar nomes, o guitarrista revelou diálogo durante o caminho para o local: "Uma pessoa no carro disse: 'Devemos buscar Syd?' e outra pessoa respondeu: 'Não vamos incomodar.'"

+++ LEIA MAIS: Por que Syd Barrett saiu do Pink Floyd?

A situação foi descrita como "muito constrangedora" pelo tecladista Richard Wright na biografia A Very Irregular Head: The Life of Syd Barrett (2010). "Eu precisava inventar coisas como: 'Syd, estou saindo para comprar cigarro,' e então, fazíamos um show. Claro, ele descobriu o que estava acontecendo." Na época, os músicos dividiam um apartamento. 

Houve uma tentativa de contornar a eminente saída de Barrett com a sugestão de que ele ficasse em casa, focando apenas na composição de músicas, mas a ideia não funcionou. Ele enfrentava problemas com drogas e de saúde mental. No dia 6 de abril de 1968, Pink Floyd anunciou oficialmente que Syd deixaria o grupo que ajudou a fundar. 

Desde sua saída, o grupo prestou algumas homenagens e reflexões sobre a colaboração e vida de Syd. "Shine On You Crazy Diamond" é um desses exemplos. Durante a gravação da música, o antigo guitarrista da banda apareceu de forma irreconhecível no estúdio. O estranho encontro influenciou a forma final da faixa.