Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Festival

Lollapalooza: contratos não têm 'cláusula de cancelamento', admitem organizadores

Marcelo Beraldo e Leca Guimarães, que fazem parte da organização do Lollapalooza Brasil, pronunciaram-se diante das críticas sobre cancelamentos

Redação Publicado em 28/02/2024, às 17h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jaden Smith (Foto: Frazer Harrison/Getty Images) | Paramore (Foto: Marcus Ingram/Getty Images) | Dove Cameron (Foto:  Frazer Harrison/Getty Images) | Rina Sawayama (Foto: Victor Boyko/Getty Images)
Jaden Smith (Foto: Frazer Harrison/Getty Images) | Paramore (Foto: Marcus Ingram/Getty Images) | Dove Cameron (Foto: Frazer Harrison/Getty Images) | Rina Sawayama (Foto: Victor Boyko/Getty Images)

Os cancelamentos no Lollapalooza têm deixado internautas e frequentadores do festival revoltados, mas sempre ocorreram, confirmou Marcelo Beraldo, curador artístico do evento. "Os motivos passam por doença, custos de viagens e o fator saúde mental, do qual não se fala tanto", disse em entrevista à Splash

"A multa de cancelamento desse contrato deve ser uma coxinha do bar e um caldo de cana", escreveu um usuário do Twitter. Na verdade, Leca Guimarães, diretora mundial do festival, revelou que não existe uma "cláusula de cancelamento" nos contratos e apontou as desvantagens disso: "Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro".

Como exemplo, Beraldo e Guimarães citaram o cancelamento do Foo Fighters em 2022, quando Taylor Hawkins faleceu. Eles afirmaram que nenhum artista internacional quis fazer a substituição, nem mesmo Miley Cyrus. Planet Hemp, Emicida e convidados, então, homenagearam o baterista no palco. "O que aconteceu ali mostrou que a música existe mais para unir do que para separar", disse Leca.

Line-up alterado

O Lollapalooza Brasil anunciou nesta terça-feira, 27, que Jaden, Rina Sawayama e Dove Cameron cancelaram as apresentações que fariam no festival. Jessie Reyez foi incluída no line-up no sábado, enquanto o Greta Van Fleet participará no dia seguinte.

Os artistas não os primeiros a cancelar show no Brasil. No último mês, o Paramore retirou o país da agenda, sendo substituído pelo Kings of Leon.

+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2024: o que esperar do show do Kings of Leon?