Campeão

MC Bl4ck conquista título nacional e vira campeão de uma das principais batalhas de rima do Brasil [ENTREVISTA]

Após enfrentar grandes nomes do rap na disputada final do Red Bull FrancaMente 2021, com a distribuição da TuneCore, maior distribuidora de música independente do mundo, nordestino leva o prêmio para casa

Redação Publicado em 27/07/2021, às 08h16

MC Bl4ck conquista título nacional
Acervo TuneCore

Para muitos, o domingo de 18 de julho foi como qualquer outro, mas para MC Bl4ck o dia não poderia ter sido melhor. Na data, rolou a tão esperada batalha da Final Nacional do Red Bull FrancaMente 2021, que contou com duelos de tirar o fôlego e que renderam até réplica (um round excedente para que os jurados confirmassem o vencedor da competição). Depois de meses de seletivas e diversas disputas entre grandes nomes do rap, os finalistas MC Yoga e Bl4ck se enfrentaram em uma espécie de "ringue lírico".

Marcado pelo improviso e pelo dom de transformar as palavras em arte, o baiano, Bl4ck, não perdoou Yoga e o venceu com um flow cabuloso. Com muita emoção, o rapper nordestino conquistou o medalhão de melhor MC do Brasil.

A vitória não enlouqueceu só o público que acompanhava a transmissão. Os jurados, Clara Lima, Max B.O. e Slim, ficaram impressionados com o alto nível que o campeonato atingiu e, também, com dom do vencedor. "Essa competição foi incrível e contou com batalhas excelentes. O que vimos hoje foi maravilhoso, estou muito feliz de fazer parte do júri e de conseguir ajudar a selecionar um MC deste nível que tivemos hoje como campeão", contou o jurado Slim Rimografia.

Depois de tanta emoção, o MC Bl4ck contou, em entrevista para Rolling Stone Brasil, sobre seu primeiro contato com o rap e revelou como se sentiu depois de levar o título nacional para casa. E para celebrar esse momento, a TuneCore está oferecendo 50% de desconto na primeira distribuição do primeiro ano para todos os artistas no Brasil. Basta acessar tunecore.com/br e usar o código FRANCAMENTE.

Qualquer um vê que a sua relação com o rap é bem intensa. O que ele significa para você?
Eu estou presente na cena das batalhas desde moleque, participo do Duelo Nacional desde os 13 anos, não à toa sou o mais novo a participar! Depois de tanto observar e estudar, eu acredito que o rap serve como forma de protesto e expressão de revolta. Mas não é só isso, ele também é uma forma de recitar a vida poeticamente, com ele conseguimos transformar todas as dores e pensamentos obscuros em poesia.

Realmente, dá para perceber que você e o rap são amigos há tempos! Como você conheceu a modalidade e se apaixonou por ela?
Eu tenho uma relação de longa data com o rap e com as batalhas, pois meu primeiro contato com isso tudo foi na infância. Aos nove anos conheci as rimas e, aos 11, meu irmão me mostrou uma batalha do Emicida, e neste momento fiquei impactado com essa arte.

Depois de tanto aprendizado e batalha, o prêmio não tinha como não vir! Como você está se sentindo depois dessa conquista do título nacional?
Estou me sentindo muito bem! Pretendo aproveitar bastante essa conquista para abraçar as oportunidades que surgirão a partir do presente. Quero construir algo que seja sólido para o futuro.

Para você, ganhar o Red Bull FrancaMente 2021 é o começo da história de um grande vencedor?
O primeiro passo para se sentir um vencedor é ressignificar o conceito de vitória na vida. Somos muito apegados a ideia de o sucesso ser relacionado apenas a um título na mão ou uma medalha, mas eu acho que já somos vencedores.