Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Museu de rock do Hard Rock Café, maior do mundo, completa 52 anos

Acervo do museu do Hard Rock Café conta com mais de 83 mil peças

Redação Publicado em 13/06/2023, às 11h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itens do museu do Hard Rock Café em exposição (Foto: Divulgação)
Itens do museu do Hard Rock Café em exposição (Foto: Divulgação)

Além da força na indústria hoteleira e gastronômica, Hard Rock Café possui o maior museu de tesouros do rock do mundo - e completou 52 anos em 2023. O estabelecimento, criado por Isaac Tigrett e Peter Morton, foi fundado em 1971 e se tornou um marco no rock and roll.

Inicialmente, o foco dos amigos apaixonados por rock era oferecer a autêntica comida estadunidense, com imersão no espírito do rock, em Londres, Inglaterra, mas foi mais além ao longo dos anos. Hard Rock Café é bastante conhecido mundialmente por unir música, gastronomia e cultura.

Guitarra do Carlos Santana no Museu de rock do Hard Rock Café
Guitarra do Carlos Santana no Museu de rock do Hard Rock Café (Foto: Divulgação)

+++LEIA MAIS: O disco de rock nos anos 90 que mudou a história da música, segundo Dave Grohl

Vale lembrar como, desde a origem, o estabelecimento também se destacava pela extensa coleção de memorabilia musical, que cresce cada vez mais. Por exemplo, o museu conta com exposição de itens como guitarras autografadas, figurinos icônicos, discos de ouro e outras recordações de artistas gigantes do rock.

Ao todo, são aproximadamente 83 mil peças expostas no acervo da rede ao reder do mundo. Você pode encontrá-los, por exemplo, em resorts All Inclusive do México e do Caribe. Hard Rock Café tem algumas histórias interessantes de como conseguiu alguns dos itens.

Moto de Billy Idol no Museu de rock do Hard Rock Café
Moto de Billy Idol no Museu de rock do Hard Rock Café (Foto: Divulgação)

+++LEIA MAIS: Por que Ozzy Osbourne é o vovô mais fofo do rock, segundo filha

Um belo dia, em Londres, "apenas" Eric Clapton resolveu marcar o lugar preferido no bar pendurando o próprio violão. Além disso, alguns dias depois desse acontecimento histórico, Pete Townshend, guitarrista do The Who, enviaria a guitarra dele para ser copiado ao colega. Esse costume se popularizou entre os roqueiros - e as relíquias rodam por diversos bares e hotéis pelo mundo.

Mesmo com bastante força na comida estadunidense, a marca adapta o próprio conceito nos diferentes países e culturas nos quais se instalou. Ou seja, cada local refletia a essência do rock, mas também incluía elementos decorativos e pratos regionais no cardápio. Então, cada café-restaurante possui uma personalidade própria, mas com a essência do Hard Rock Café.

+++LEIA MAIS: McFly abraça a nostalgia e o 'lado ridículo' dos anos 80 em novo disco