Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Música / Papo de fã

Ritchie Blackmore surpreende ao revelar que adora o Abba

Guitarrista também revelou que os saudosos Ronnie James Dio e Cozy Powell amavam o icônico grupo pop da década de 1970

Ritchie Blackmore e ABBA (Getty Images/Reprodução)
Ritchie Blackmore e ABBA (Getty Images/Reprodução)

Ritchie Blackmore é um dos guitarristas mais importantes da história do rock. Seminal no desenvolvimento do heavy metal, o músico do Deep Purple, Rainbow e Blackmore’s Night ajudou a consolidar a influência neoclássica na música pesada, influenciando diversas gerações posteriores.

Ritchie Blackmore (Getty Images)

Não quer dizer, porém, que ele ouça só rock. Além de ter seu projeto folk Blackmore’s Night há décadas, o guitarrista é um grande fã de Abba, um dos grupos mais populares da chamada disco music, entre a segunda metade da década de 1970 e início de 1980.

+++ LEIA MAIS: Deep Purple plagiou “Burn” de artista dos anos 1920? Glenn Hughes comenta

Em uma sessão de perguntas e respostas no Instagram (via site Igor Miranda), o influente músico foi perguntado sobre qual seria sua música favorita do quarteto sueco. Ele respondeu, ainda revelando o apreço de falecidos ex-colegas de Rainbow:

“Há muitas, eu os amo. Eles são incríveis. Há uma história engraçada. Estávamos em um castelo na França tentando fazer o álbum Long Live Rock ‘N’ Roll, do Rainbow. Houve um momento em que ficamos entediados ao ao redor da lareira – Cozy [Powell, baterista], eu e Ronnie [James Dio, vocalista]. Cozy disse: ‘ok, tenho que confessar’. E olhamos para ele, porque estávamos bebendo, como sempre, e dissemos: ‘você tem que confessar o quê?’ Ele disse: ‘vocês estão prontos?’ Eu respondi: ‘sim’. Ele disse: ‘eu gosto do Abba’. E eu: ‘oh meu Deus, eu amo o Abba’. E então Ronnie falou: ‘sim, eu também’.”

A reação do lendário trio de músicos foi de… vergonha. Por incrível que pareça. Afinal de contas, “roqueiro não pode gostar de Abba”, não é?

“Então ficamos envergonhados dizendo: ‘ah, nós amamos o Abba’, porque você não deveria dizer isso. E com isso, Cozy pega todas as músicas do Abba e põe para tocar. Por horas ficamos escutando ao redor da lareira neste castelo. Deveríamos estar escrevendo nossas próprias músicas, mas era muito melhor ouvir o Abba.”

A melhor banda, segundo Ritchie Blackmore

ABBA (Reprodução)

Mesmo tantas décadas depois, Ritchie Blackmore mantém sua admiração pelo Abba. Chegou ao ponto de o guitarrista defini-los como “a melhor banda”.

“Acho que eles foram a melhor banda. Sempre ouvia quando era mais novo. Era tão melódico e funcionava, fantástico. São, provavelmente, minha banda favorita de todos os tempos. E eu sei que não é legal dizer isso em certas áreas. Mas eram maravilhosos.”

Composto por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad, o Abba esteve em atividade entre os anos de 1972 e 1982 — além de uma breve reunião recente para lançar um álbum, Voyage, e um show de hologramas, Abba Voyage. Calcula-se que eles tenham vendido entre 150 milhões e 380 milhões de discos ao longo da carreira.