Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Videoclipe

The Rolling Stones: Saiba como videoclipe com Sydney Sweeney foi feito

Os Rolling Stones lançaram a inédita 'Angry', e novo álbum chega em outubro

por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 12/09/2023, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sydney Sweeney em videoclipe dos Rolling Stones (Reprodução)
Sydney Sweeney em videoclipe dos Rolling Stones (Reprodução)

Os Rolling Stones estão de volta e já lançaram um videoclipe estrelado por Sydney Sweeney para a inédita "Angry". François Rousselet foi o responsável por dirigir a obra audivisual e contou à Rolling Stone EUA como foi o processo de criação.

Ele se inspirou no livro Rock ‘n’ Roll Billboards of the Sunset Strip (2016) — de Robert Landau —, que mostra outdoors de bandas de rock espalhados por West Hollywood entre as décadas de 1960 e 1980. Rousselet reuniu filmagens dos Rolling Stones e as inseriu digitalmente nos anúncios atuais da Sunset Strip. Ele retratou 109 outdoors, somando 39 refilmagens dos cartazes atuais da rua. Ao mesmo tempo em que a tecnologia ajudou, ela também atrapalhou:

Infelizmente, a maioria dos outdoors estão sendo substituídos por telas digitais. Havia uma tela gigantesca de Barbie em cima de um prédio. Isso é triste, porque toda essa era bonita e criativa com o outdoor, a maneira como os anúncios se destacam e foram feitos de forma tão inteligente, acabou. O que você vê no videoclipe é o que restou, há cerca de 70 deles.

Sydney Sweeney

"Mick disse, 'Será que deveríamos ter o ponto de vista de alguém? Quem está dirigindo? Quem está assistindo?'", lembrou François. "Eu expliquei que Robert fez as fotos dele pela calçada, mas nós passaríamos dirigindo. Todos ficaram tipo, 'Nós deveríamos colocar sob a ótica de alguém e dar um pouco de contexto'". Foi assim que começaram a buscar atrizes para atuar na gravação e chegaram à conclusão de que Sydney Sweeney seria a escolha certa.

A artista ficou honrada com o convite: "Eu surtei, liguei para minha família e trouxe minha mãe", disse à imprensa. Rousselet teve apenas um dia para fazer as imagens com Sweeney. "A ideia original era dirigir casualmente, observando o que acontece ao redor, apontando para alguns lugares e mostrar de perto os olhos dela reagindo aos outdoors. Seria apenas ela sentada no banco de trás do conversível. Durante a filmagem, ela fez bem mais que isso: Ela está girando no carro em três dimensões. Ela quase tentou ser [outro] membro dos Stones, cantando junto e até tocando as partes de Keith", afirmou o diretor.

A equipe contou com a escolta de um policial que ajudou a esvaziar a rua. Houve quem tirasse algumas fotos, mas, tratando-se de Los Angeles, deparar-se com estrelas de Hollywood não é tão difícil. 

Pós-filmagens

A maioria dos arquivos dos Rolling Stones foi gravado em filme de 16mm, por isso, Rousselet optou por também usar filme, dessa vez de 35mm, nas novas imagens. No entanto, a Inteligência Artificial não foi o suficiente para fazer parecer que os membros da banda estavam realmente tocando e cantando "Angry".

O diretor procurou trechos de músicas dos Stones em que eles falam palavras iguais ou semelhantes, como "angry" e "pain", para "windowpane". O movimento da boca de Mick Jagger precisava se encaixar na letra da nova música. "Sei que não está 100% perfeito, mas cumpre o propósito. E, às vezes, é meio perturbador ver um Mick Jagger jovem cantando a letra", confessou Rousselet.

Ainda que não tenha gravado "Angry", o baterista Charlie Watts apareceu em alguns momentos: "Mick disse que estava tudo bem em termos Charlie. Então o colocamos em algumas imagens amplas e em umas duas de perto. Queríamos que tudo fosse verdadeiro — o visual, a formação da banda — assim como um álbum verdadeiro", concluiu François.

O álbum Hackney Diamonds será lançado em 20 de outubro.