Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Música / Entrevista

Tuyo comprova força do violão na música brasileira: 'Atravessa tendências, permanece, é o último teste da composição'

Lio, Lay e Machado lançaram o EP Tuyo Acústico após sucesso de shows no mesmo formato em 2023

Tuyo é formada por Lio, Lay e Machado (Foto: @gabriel.filmes / @rafael.botas)
Tuyo é formada por Lio, Lay e Machado (Foto: @gabriel.filmes / @rafael.botas)

Quando a banda Tuyo começou a lançar músicas, por volta de 2016 e 2017, Lio, Lay e Machado não tinham os recursos que possuem atualmente: eram eles, violão, voz e muito talento. Agora, em 2023, o trio revisita, de certa forma, o passado de maneira emocionante com o EP Tuyo Acústico, lançado na última quinta, 26, nas plataformas de streaming.

O álbum conta com três músicas já conhecidas pelos fãs, “Neblina,” “Tranquila” e “Trouxa,” mas também traz duas inéditas: "Tudo Volta" (que ganhou clipe nesta sexta, 27) e "Eu Vejo o Futuro." Um fator responsável pelo EP foi o espetáculo acústico que o grupo faz em 2023; ele passou por cidades como Campinas, João Pessoa, Sorocaba, São Paulo (com três shows lotados no Sesc Consolação) e Belo Horizonte.

+++LEIA MAIS: Tuyo reflete sobre passado e celebra presente: 'Precisamos provar mais nada' [ENTREVISTA]

Como Lio disse em entrevista à Rolling Stone Brasil, esses shows tornaram impossível para a banda não voltar para o violão, "por puro prazer de compor, de cantar." Segundo a cantora, essa inspiração visitou o cotidiano, e então eles quiseram materializar "uma ideia, o processo mais delicioso para se debruçar."

Inclusive, o sucesso dos shows acústicos sinalizaram para a banda que essa turnê tem espaço para viver mais e ir mais longe: "Tem sido uma felicidade enorme para nós entender que ainda há espaço para composição no estado mais pregresso, mais vulnerável e, na nossa visão, super potente."

+++LEIA MAIS: Tuyo revisita dores e mira sons eletrônicos com Fragmentos 2: 'Identificamos imperfeições e contradições' [ENTREVISTA]

Então, por que lançar três músicas já produzidas e lançadas pelo trio na internet de maneira "oficial"? Vale lembrar como “Neblina,” “Tranquila” e “Trouxa” não estavam presentes nas plataformas de streaming antes do Acústico. "No show acústico, recuperamos canções emblemáticas, muito por conta da lírica, da maneira com a qual organizamos nossas ideias, sem a pretensão de repaginar nada," explicou Lio.

A ideia era contar as histórias da nossa vida, visitando vários momentos poéticos na nossa obra, especificamente para esse show. Mas, ouvir audiências lotadas cantando a plenos pulmões músicas que nós nem sabíamos como conseguiram encontrar na internet, teve um impacto muito grande em nós. Escolhemos então as canções para providenciar para as pessoas uma maneira mais prática de escutar - e poder viver com elas composições que atravessaram o tempo.

Passado, presente e futuro da Tuyo

Assim como no EP e nos shows acústicos, Tuyo sempre demonstra orgulho ao falar do passado e primórdios da banda. Especificamente, os artistas relembram as maiores vitórias e canções. Segundo Lio, eles sobem no palco acreditando como era apenas os três com um violão - e quando acaba a apresentação percebem que há ainda mais.

+++LEIA MAIS: Tuyo transborda internacionalmente e mostra satisfação de ser ouvida por pessoas de diferentes continentes [ENTREVISTA]

"Além das velhas companheiras, as boas canções que venceram a prova do tempo e das tendências, temos as pessoas que também são pela música, pelo sublime, pela intimidade," afirmou. "A parte mais importante é manter vivo no cotidiano o que é central, essencial, a música."

Tuyo
Tuyo (Foto: @gabriel.filmes / @rafael.botas)


Expansão do Tuyo Acústico

Não apenas o álbum nas plataformas digitais, Tuyo também prepara uma live session no TikTok (no dia 30 de outubro de 2023) e outra no YouTube (3 de novembro). Além de ver as músicas acústicas do EP ao vivo pela internet, os fãs também podem esperar que a banda compartilhe motivações, curiosidades sobre o processo de feitura desse trabalho.

Cantar na internet é interessante para nós porque uma parte significativa do nosso público nos conheceu assim, cantando no computador. É sempre um encontro bonito.

+++LEIA MAIS: Slam Papo de Poeta com Tuyo: Lio entrevista Kimani, Kimani entrevista Lio [ENTREVISTA]

O formato acústico não é novidade na música, mas sempre se comprova um verdadeiro sucesso, seja nos palcos ou nos estúdios. Em julho de 2023, Tico Santta Cruz conversou com a Rolling Stone Brasil para falar sobre Acústico 20 Anos - O Amor Não Tem Inimigos, Vol. 1 (Ao Vivo), dos Detonautas. Segundo o artista, esse formato "é a forma original da música, porque todas as canções que compus começaram no violão" - e Lio achou esse paralelo interessante.

"Quando observamos Ellen Oléria e a maneira com que a musicalidade dela está conectada ao relacionamento com o violão, fica fácil compreender a importância dessa relação, do tipo de sentimento que uma composição pode provocar em seu estado originário," disse.

+++LEIA MAIS: Tuyo propõe novos diálogos e desdobramentos em Chegamos Sozinhos em Casa: 'É um experimento de popularização da nossa linguagem' [ENTREVISTA]

Em seguida, Lio falou sobre a inegável movimentação feroz do mercado musical em projetos acústicos, visto que existiram "projetos incríveis de artistas canônicos que ganharam vida quando [foram] revisitados no violão."

É um dos instrumentos mais íntimos do brasileiro, mais um sinal do vínculo que a gente tem com música enquanto povo. O violão atravessa tendências, permanece, é o último teste da composição.

Com duas canções inéditas no Tuyo Acústico, a banda traz uma curiosidade para o terceiro disco de estúdio, sucessor de Chegamos Sozinhos em Casa (2021). Segundo Lio, o álbum é trabalhado há pouco mais de um ano e está em processo de captações e decisões de arranjo, mas a cantora manteve mistério ao dar mais detalhes sobre o projeto ainda sem nome divulgado.

+++LEIA MAIS: O conforto no desconforto da Tuyo em Chegamos Sozinhos em Casa Vol. 2 [REVIEW]

Além disso, o grupo também já começou a organizar "nossos escritos e nossas referências para construir o que deve ser o terceiro álbum de estúdio," que já tem faixas, nomes, imagens e parceiros: "É elaborado para visitar a casa das pessoas, dos fãs mais antigos até os que têm chegado por conta desses intercâmbios, contemplar o antigamente e o recentemente tem sido a nossa ciência, nosso método."

Viver a feitura de um disco e poder dividir seus processos com certeza é das partes mais divertidas de viver da música. Esperamos seguir assim até o fim dos dias…


Ficha Técnica
Vídeo
Direção - Gabriel Vinícius
Assistente de Direção - Marina Amano
Direção de Arte - Tuti Camargo
Direção Técnica - Chrisley Hernan
Light Design - Sandro Silveira
Vídeo e Foto - Gabriel Vinícius e Rafael Botas
Produção - Lívia Milhomem Sá
Agradecimentos - Artsy Club Studio

EP
Produção Musical - Lio, Lay, Machado (Tuyo)
Direção Técnica - Chrisley Hernan
Engenheiro de Gravação - Renato Cunha, Sid Souza
Assistente de Gravação - André Ramos
Mix e Master - Renato Cunha
Mix e Master Dolby Atmos - João Milliet