Anima Mundi 2008 exibe 441 filmes

Maior festival de animação da América Latina também promove workshops e bate-papo com diretores

Da redação Publicado em 07/07/2008, às 11h39 - Atualizado às 16h57

Belowars, do brasileiro Paulo Munhoz, concorre ao prêmio de melhor longa-metragem
Divulgação

O Anima Mundi 2008 vai exibir 441 filmes de animação entre os dias 11 e 20 de julho no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o evento acontece entre os dias 23 e 27.

Neste ano, o maior festival de animação da América Latina, além de exibir filmes inéditos, promove workshops, oficinas e palestras com diretores. Entre os palestrantes, estão o alemão Andreas Hykade (professor de animação e criador da série infantil Tom & the Slice of Bread with Strawberry Jam & Honey) e James McCoy, da Blizzard, empresa norte-americana responsável por games como World of Warcraft e Diablo II.

Em São Paulo, também é realizado o Anima Mundi Expo, no Memorial da América Latina. Um espaço de 2000 m² abriga a exposição, que exibe produtos e serviços relacionados ao mercado da animação.

Mostra competitiva

O público pode escolher os melhores filmes por voto direto nas categorias melhor curta, longa, curta-infantil, animação brasileira e filme de estudante. Um júri profissional também elege as melhores produções. Os vencedores recebem o troféu Anima Mundi, e participam da mostra especial que será exibida em outros estados (ainda não divulgados).

Uma obra escolhida pelos diretores do festival receberá um prêmio de R$3 mil. Na categoria prêmio Anima Mundi Especial, os selecionados levam R$700 cada.

Cinco produções concorrem ao prêmio de melhor longa, entre elas o filme Belowars, do brasileiro Paulo Munhoz. Completam a seleção Princess (Anders Morgenthaler/Dinamarca), Delgo (Marc F. Adler, Jason Maurer/Estados Unidos) e Idiots and Angels (Bill Plympton/Estados Unidos).

Acesse o site oficial do evento para conhecer a programação completa.