Após censura, Republica relança o clipe de “El Diablo” com cenas mais brandas

Quinteto adianta detalhes do novo disco e da apresentação no Rock in Rio deste ano

Redação Publicado em 16/06/2015, às 15h38 - Atualizado às 17h12

O quinteto Republica
Rodrigo Pirim/Divulgação

A banda Republica lançou no último mês de novembro, o clipe da faixa “El Diablo”. Contudo, devido a “cenas de alusão à violência, uso de armas de fogo, sangue, possível suicídio”, como explica o vocalista Leo Belling, o vídeo foi censurado nos Estados Unidos e Europa. Nesta segunda, 16, o quinteto apresenta a nova versão – mais branda – do clipe, para ser exibida aos europeus e norte-americanos.

Galeria: relembre sete brasileiros que fizeram sucesso no exterior cantando em inglês.

“Em um primeiro momento nós não entendemos os motivos da censura, pois tomamos muito cuidado na montagem final para que o resultado transmitisse a nossa mensagem artística de forma direta e plena”, argumenta Belling, admitindo que os motivos da Vevo, empresa que hospeda o vídeo, são “entendíveis”.

Ele acrescenta: “É uma questão de ponto de vista e tem que ser respeitado. Como o mercado americano e europeu torna-se cada vez mais interessante ao Republica, fizemos algumas pequenas modificações nessa nova montagem do clipe.”

Entrevista: prestes a finalizar o terceiro disco, o Republica se preparava para encarar o público do Rock in Rio 2013.

Tendo como temática a luxúria, o vídeo traz pequenas alterações, feitas pelo diretor Gerardo Fontenelle com o material bruto da gravação. “As mudanças são sutis e eu gosto muito do novo ‘corte’, continua sendo Republica puro, direto e pesado! Mas não fico em cima do muro não.... o original é mais explícito!”, diz o vocalista.

Assista à nova versão, “sem censura”, do vídeo abaixo.

A canção “El Diablo” integra o mais recente álbum do grupo, Point Of No Return, lançado em 2013, ano em que a banda se apresentou na edição brasileira do Rock in Rio. Este ano, a dose se repete, com show no megafestival e novo disco a caminho.

“Faremos o lançamento oficial do novo álbum dia 19 de setembro, no Rock in Rio 2015”, conta Belling. “Estamos neste momento no processo de composição, inicio dos arranjos das músicas novas e o objetivo é soar mais moderno e ainda mais pesado e coeso que no anterior.”

O vocalista do Republica ainda adianta que o quinteto “está focado e vivendo o momento mais produtivo da banda”. “É um trabalho árduo de pesquisa de timbres, estrutura musical, tonalidades, melodias, principalmente no meu caso as letras e melodias... vamos focar muito nessa parte no disco novo.”