Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / Eita!

Artistas criticam Ashton Kutcher por querer filmes feitos por IA

Em conversa com CEO do Google, Ashton Kutcher exaltou ferramenta da OpenAI chamada Sora, que gera vídeos baseados em descrições por texto

Ashton Kutcher (Foto: Mark Sagliocco/WireImage)
Ashton Kutcher (Foto: Mark Sagliocco/WireImage)

Conhecido por produções como De Volta aos Anos 70Dois Homens e MeioSexo sem Compromisso (2011), Efeito Borboleta (2004) e Jogo de Amor em Las Vegas (2008), Ashton Kutcher foi duramente criticado por artistas após expressar desejo em realizar filme pensado por Inteligência Artificial (IA).

Durante conversa com Eric Schmidt, CEO do Google, em evento em Los Angeles, Kutcher falou sobre uso de IA em Hollywood, além de elogiar bastante Sora, ferramenta feita pela empresa OpenAI que gera vídeo a partir de prompts.

+++LEIA MAIS: Mila Kunis fala sobre recuperação de Ashton Kutcher após doença: 'Sorte de termos um ao outro'

"Eu tenho uma versão beta e é incrível. Você pode gerar qualquer filmagem que desejar. Você pode criar bons vídeos de 10, 15 segundos que parecem muito reais," afirmou (via Variety). "Ele ainda não entende muito de física… Mas se você olhar para a geração que existia há um ano em comparação com Sora, é um salto e tanto."

Na verdade, há cenas nele que eu diria que você poderia facilmente usar em um grande filme ou programa de televisão. Você apenas terá uma ideia para um filme, então ele escreverá o roteiro, então você inserirá o roteiro no gerador de vídeo e ele gerará o filme.

Além disso, Kutcher sugeriu como, eventualmente, não haveria sentido em fazer filmes da maneira tradicional, uma vez que a IA se desenvolvesse totalmente, e destacou que isso também economizaria muito dinheiro aos produtores e estúdios.

+++LEIA MAIS: Mila Kunis e Ashton Kutcher decidem não deixar fortuna para os filhos; 'eles vivem uma vida muito privilegiada'

Após essas falas irem ao ar, outros artistas de Hollywood foram às redes sociais rechaçar essas ideias do ator de 46 anos. "Quando você tira QUALQUER ser humano de uma busca colaborativa e criativa, você perde literalmente a humanidade. Uma concha vazia, idiota e sem sentido," escreveu Caitie Delaney, ex-roteirista de Rick & Morty. "A TV terá o mesmo mérito artístico que a saboneteira."

Laser, também roteirista, aproveitou para reclamar diretamente das falas de Ashton Kutcher: "É uma mentalidade tão ignorante, míope, egocêntrica, de custo de curto prazo contra ganho de longo prazo. Você o está treinando para substituir VOCÊ. E os sonhos dos seus filhos."

+++LEIA MAIS: Ashton Kutcher e Mila Kunis se desculpam por apoio a Danny Masterson

Por fim, Alice Herring também falou sobre o assunto. "O fato de Ashton Kutcher ter uma empresa de capital de risco que investe atualmente em IA deveria ter sido divulgado no artigo. Ele não fala como cineasta (porque nunca foi diretor, diretor de fotografia, escritor ou editor), mas como vendedor de investimentos," opinou.