Beastie Boys cancela turnê e lançamento de disco por conta de câncer de Adam Yauch

MCA anunciou que interromperá a carreira por tempo indeterminado para tratar um tumor na glândula parótida; Hot Sauce Committee, Pt. 1, novo disco do trio, não tem data para chegar ao mercado

Da redação Publicado em 20/07/2009, às 19h57

O trio norte-americano Beastie Boys foi obrigado a cancelar todos os shows da agenda e o lançamento do novo álbum de estúdio, Hot Sauce Committee, Pt. 1, após Adam Yauch, conhecido por MCA, descobrir um câncer no pescoço. O músico afirmou, em vídeo divulgado nesta segunda, 20, que vai interromper a carreira por tempo indeterminado em virtude do tratamento. Assista abaixo:

Yauch avisa que passará por uma cirurgia e tratamento de radiação para driblar um tumor na glândula parótida, diagnosticado há cerca de duas semanas. "A boa notícia é que eles [médicos] escanearam meu corpo inteiro e [o câncer] está localizado apenas nessa área, e não é no lugar em que afeta minha voz", afirma o músico.

Com bom-humor, o cantor explicou que, depois de sentir nódulos no pescoço, resolveu procurar um médico há duas semanas. "Peço desculpas a todos que se planejaram para ir aos shows", lamentou Yauch. "Só preciso de um pouco de tempo para resolver isso e aí iremos lançar o disco e fazer shows."

Ainda sem a previsão de uma nova data, Hot Sauce Committee, Pt. 1 iria chegar às lojas no dia 15 de setembro pela EMI. O álbum trará participações de convidados como Santigold e Nas, presentes na apresentação do trio no festival Bonnaroo, em junho, na faixa "Too Many Rappers".

A doença de Yauch impedirá o grupo de encabeçar a programação dos festivais Lollapalooza, All Points West e Austin City Limits, todos nos Estados Unidos.