Beatles é preferência nacional nos EUA

Fab Four é a banda mais popular entre os norte-americanos, aponta pesquisa

Da redação Publicado em 14/08/2009, às 15h42

Os Beatles ainda são considerados preferência nacional entre os norte-americanos. Foi o que constatou uma pesquisa de opinião realizada pelo instituto Pew Research Center, em números publicados nesta semana.

Os entrevistados, todos maiores de 15 anos, foram questionados sobre suas preferências entre 20 artistas populares, tanto antigos quanto atuais. O resultado: 95% dos 1.815 participantes responderam gostar "muito" do Fab Four.

O quarteto de Liverpool desbancou uma das bandas mais ouvidas no território do Tio Sam. O Eagles, campeão das paradas musicais dos Estados Unidos por muitos anos, levou a medalha de prata, passando à frente de Johnny Cash, outro ídolo norte-americano.

Michael Jackson e Elvis Presley aparecem em quarto e quinto lugar, respectivamente. O Rei do Pop, inclusive, é o artista com o menor número de pessoas que nunca ouviram falar de seu trabalho (apenas 1%). Por outro lado, Madonna, em 17ª posição, teve o maior número de desaprovação: 31% declarou não gostar da musa.

O estudo também avalia diversos aspectos das gerações atuais em comparação com as anteriores. Tendo como ponto de partida o festival de Woodstock, de 1969, a análise revela que a preferência, entre todas as idades (de 16 a mais de 65 anos), é o rock n'roll. Confira a pesquisa completa aqui (em inglês).