Cachorro Grande ataca intolerância com pesadas batidas no novo single, “Electromod”

Faixa apresenta oitavo disco da carreira do grupo, a ser lançado no fim deste mês; veja a capa

Redação Publicado em 15/07/2016, às 12h12 - Atualizado às 12h29

O quinteto gaúcho Cachorro Grande em 2016
Muto/Divulgação

Nesta sexta, 15, o Cachorro Grande dá a primeira amostra do oitavo disco da carreira, Electromod (capa abaixo), a ser lançado em 29 de julho. A banda revela, com exclusividade na Rolling Stone Brasil, o single homônimo, calcado em pesadas batidas e inflamadas críticas à “intolerância” política do país.

LEIA TAMBÉM

Assista ao clipe de "O Que Vai Ser"

[Lista] Os 100 Maiores Momentos da Música Brasileira

Cachorro Grande lançará Electromod com show em SP

“Temos amigo que fica batendo ‘selfie’ em passeata, que está menos preocupado com o país e mais preocupado com a internet”, diz o baixista Rodolfo Krieger, falando sobre as inspirações para a música. “Claro que nós estamos aflitos, mas a gente não é direita nem essa falsa esquerda que está aí, a gente é pra frente.”

Em “Electromod”, o vocalista, Beto Bruno, não economiza palavrões para se referir aos alvos das críticas: “Estão achando que são o bicho/ Monte de merda, monte de lixo”. A canção resgata a linguagem desleixada do punk, junto à sonoridade embebida no rock britânico, como o título adianta: mod (acenando a Small Faces e Paul Weller) e eletrônico (Chemical Brothers, Primal Scream).

Segundo Krieger – que é fã “daquelas bandas mod”, citando Kinks e Yardbirds, entre outras –, o single surgiu de algumas demos dele. “Pegamos tudo isso e transformamos numa roqueira pauleira”, conta. Apesar de lembrar o mais recente álbum do grupo, Costa do Marfim (2014), nas batidas eletrônicas, “Electromod” expande o universo do antecessor, com mais sujeira e agressividade.

Previsto para o fim deste mês (o show de lançamento em São Paulo acontece no Cine Joia, em 5 de agosto), Electromod é a segunda parte de uma trilogia iniciada com Costa do Marfim. Até por isso, o produtor, Edu K (líder do DeFalla), foi novamente convidado para atuar no trabalho.

Abaixo, ouça o novo single e assista a um teaser do novo disco do Cachorro Grande.