Christina Aguilera, Weezer e Eagles terão programa em rádio online

Artistas foram convocados para o projeto A.P.E. ("artist personal experience"), que começa em julho

Da redação Publicado em 15/06/2009, às 11h31

Christina Aguilera, Weezer e The Eagles irão comandar, também, seus próprios programas radiofônicos, em uma estação online classificada como A.P.E. ("artist personal experience"; "experiência pessoal do artista", em português). A empreitada, que começa a partir de julho e deve, no futuro, abarcar mais artistas, foi criada pela Clear Channel Radio (detentora de cerca de 850 rádios AM/FM nos Estados Unidos) e pela Front Line Management, informou a revista Billboard.

Os canais A.P.E. vão permitir que o artista atue como apresentador, escolha as músicas (a própria ou a de outros grupos) e faça comentários durante a transmissão.

Segundo Evan Harrison, presidente da divisão digital do Clear Channel e CEO do projeto A.P.E., Aguilera pôs em seu setlist a cantora de jazz Etta James, o heavy metal do Black Sabbath e o batidão cosmopolita de Santigold. Além disso, falou sobre moda, música e a recente maternidade (em janeiro do ano passado, ela teve Max, seu primeiro filho), em uma sessão de três horas com programadores da empresa radiofônica.

Aguilera, que recentemente entrou em estúdio com o trio de electro-punk Le Tigre, contou à Billboard que a curiosidade em torno do que ela ouve - e deixa de ouvir - sempre foi intensa. "Fãs escrevem para me perguntar o que escuto; isso faz com que esta seja uma ótima oportunidade para compartilhar minhas inspirações musicais com eles. Meu canal será um lugar especial para meus fãs descobrirem a respeito de novas músicas, turnês, outras notícias e conteúdo exclusivo. Será divertido."

Os A.P.E. vêm como artilharia contra o desgaste entre consumidores, cada vez mais voltados à pirataria, e a indústria fonográfica. Nos Estados Unidos, a rádio poderá ser ouvida no site da Clear Channel e por meio de aplicativos para certos modelos de celular. O plano é produzir material para abastecer o projeto 24 horas por dia, sete dias por semana.

Cada canal terá em torno de 1.000 músicas. O conteúdo (tanto setlist como as intervenções do artista) será atualizado semanalmente.