Clint Eastwood lança filme sobre Mandela em dezembro

Invictus chega aos cinemas em período estratégico para temporada do Oscar; Morgan Freeman interpreta o líder sul-africano

Da redação Publicado em 05/06/2009, às 12h18

Invictus, cinebiografia de Nelson Mandela sob direção de Clint Eastwood, ganhou data de lançamento nos Estados Unidos: 11 de dezembro. A informação é do site da revista Variety.

Adaptação do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation ("jogando o inimigo: Nelson Mandela e o jogo que fez uma nação", em livre tradução), do jornalista britânico John Carlin, o filme terá Morgan Freeman no papel do líder sul-africano (o ator trabalhou com Eastwood em Menina de Ouro). Matt Damon interpretará François Pienaar, capitão da seleção sul-africana de rugby.

A história se desenvolve em 1995, ano seguinte à primeira eleição direta da África do Sul pós-apartheid, da qual Mandela saiu vencedor. Naquele ano, o país venceu a Copa do Mundo de Rugby, e Mandela protagonizou uma cena histórica: o primeiro presidente negro do país desceu ao campo vestido com o uniforme da seleção, e cumprimentou os jogadores. O rugby, esporte praticado pela elite sul-africana, era tido como um símbolo da segregação entre negros e brancos.

O filme foi batizado a partir de um poema escolhido por Eastwood: "Invictus" ("invicto"), escrito pelo britânico William Ernest Henley e recitado em diversas aparições públicas pelo próprio Mandela.

A data eleita para a estreia é considerada estratégica para filmes que almejam atingir em cheio os júris do Oscar. A Troca e Gran Torino foram lançados por Eastwood em dezembro - o primeiro conseguiu três indicações, sendo a principal para melhor atriz (Angelina Jolie); o segundo foi descartado pela Academia. O diretor ganhou dois Oscar como diretor, por Os Imperdoáveis, em 1992, e, 12 anos depois, por Menina de Ouro.

No dia 18 de julho, Nelson Mandela completa 91 anos. Jacob Zuma, atual presidente da África do Sul (que tomou posse este ano, mesmo após denúncias de corrupção), apoiou esta semana transformar a data no Dia Internacional Nelson Mandela. De acordo com a agência de notícias Reuters, em nota publicada nesta sexta, 5, o aniversário será comemorado no Madison Square Garden (Nova York), com shows de Aretha Franklin, Queen Latifah, Cyndi Lauper e Carla Bruni-Sarkozy.

No ano passado, Queen e Amy Winehouse foram alguns dos nomes que se apresentaram na comemoração dos 90 anos ex-presidente, vencedor do Nobel da Paz em 1993.