Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como LSD e ficção científica levaram Jimi Hendrix a criar a obra-prima Axis: Bold As Love depois do clássico Are You Experienced?

Os dois discos foram lançados em 1967 e mostraram a potência de Hendrix

Redação Publicado em 31/01/2020, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix (Foto: BRUCE FLEMING/AP)
Jimi Hendrix (Foto: BRUCE FLEMING/AP)

Depois do elogiado disco de estreia Are You Experienced (1967), Jimi Hendrix lançou o ousado Axis: Bold as Love (1967). O álbum foi resultado de duas combinações: LSD e ficção científica.

A composição do LP foi - inteiramente - influenciada pelo alucinógeno. Em entrevista de 1967, Jimi revelou: "Eu apenas o usei para certas coisas, como um passo para ver as duas coisas". O músico deixava claro que queria que a consciência dele alterasse para conseguir sentir novas emoções e passar isso posteriormente para o público.

+++ LEIA MAIS: A Morte de Jimi Hendrix: há 49 anos, em meio a circunstâncias ainda obscuras, o maior guitarrista de todos os tempos se despedia 

Ao escrever as faixas do disco, produções de ficção científica foram essenciais. "Up From The Skies", por exemplo, apresenta sons de aliens. Em todo o álbum Jimidiz querer descobrir mais do mundo e da mente.

Além disso, Eddie Kramer, o engenheiro de áudio do disco, relembrou que o produtor Chas Chandler foi uma peça-chave no álbum. 

+++ LEIA MAIS: Quanto Jimi Hendrix ganhou para ser headliner do Woodstock 1969? 

“Eu acho que Chas foi um herói desconhecido em toda a carreira de Jimi Hendrix. Ele realmente ajudou Jimi a se desenvolver. Ele era o homem com paciência e coragem para ajudar Hendrix nas composições, dar livros de ficção científica para despertar a imaginação e sentar com ele dia após dia e deixá-lo ser criativo”, disse Kramer.

Axis: Bold as Love é uma obra-prima. A arte psicodélica da capa e as letras íntimas e imaginativas combinam com a química do grupo e a tecnologia de estúdio da época.


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL