Conheça A Nuvem Rosa, filme brasileiro aclamado no Festival de Sundance 2021

“A Nuvem Rosa”, escrito e dirigido por Iuli Gerbase, é o único longa-metragem nacional selecionado para competição

Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/02/2021, às 16h00

None
Renata de Lélis como Giovana (Foto: Divulgação / Prana Filmes)

O filme gaúcho A Nuvem Rosa (2021), finalizado antes do início da pandemia do coronavírus, surpreendentemente, previu o isolamento ao retratar a chegada de uma nuvem rosa tóxica nos céus, forçando as pessoas a ficarem confinadas.

A produção é a estreia de Gerbase na direção de um longa. O filme participou da categoria World Dramatic Competition no Festival de Sundance 2021, o maior do cinema independente. Estreando com 100% de aprovação no site de crítica cinematográfica Rotten Tomatoes, o longa foi muito bem recebido pelos especialistas na área e público durante o evento. 

Renata de Lélis como Giovana (Foto: Divulgação / Prana Filmes)

 

+++ LEIA MAIS: Globo de Ouro 2021: Veja os indicados às categorias

“Com uma precisão desconcertante, [A Nuvem Rosa] acerta nas pequenas especificidades da vida cotidiana quando desprovida de contato humano,” disse Guy Lodge em crítica para a Variety. Para ele, foi muito vívida a maneira como ilustraram as oscilações da saúde mental e depressões do distanciamento social. Lodge completou: "[O] filme cuidadoso de Gerbase teria marcado uma chegada impressionante o suficiente até mesmo em circunstâncias normais”, então, com a pandemia, o longa será muito mais lembrado se comparado aos futuros outros dramas epidêmicos. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

 


Em crítica, também para a Variety, John Hopewell destaca A Nuvem Rosacomo uma bandeira da jovem geração de diretoras no Brasil. 

+++ LEIA MAIS: Cinema, TV e teatro possuem desigualdades de gênero 'vergonhosas', segundo pesquisa

Giovana é interpretada por Renata de Lélis e Yago por Eduardo Mendonça. Ambos acabaram de se conhecer em uma festa, porém, com a chegada da misteriosa e mortal nuvem rosa, precisam viver como um casal ao serem obrigados a ficar confinados em um apartamento. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez mais aprisionada. 

A produção é da Prana Filmes e distribuição O2 Play

+++ LEIA MAIS: 12 clássicos do cinema que completam 25 anos em 2021 [LISTA]

+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL