Dave Grohl revela qual música se parece com ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana

Em entrevista à Rolling Stone EUA, Dave Grohl revelou qual música da década de 1980 tem - praticamente - o mesmo arranjo do hit do Nirvana

Redação Publicado em 29/09/2021, às 12h19

None
Dave Grohl em 2014 (Foto: Frederick M. Brown / Getty Images)

O cantor e guitarrista Dave Grohl, frontman da banda Foo Fighters, revelou que a canção "Never Gonna Give You Up", clássico do astro Rick Astley na década de 1980, possui praticamente o mesmo arranjo musical contido em "Smells Like Teen Spirit", hit do Nirvana

A percepção de Dave Grohl entre a similaridade entre "Never Gonna Give You Up" e "Smells Like Teen Spirit" só ocorreu porque certa vez o Foo Fighters resolveu tocar o hit de Rick Astley em um festival no Japão em que o próprio cantor oitentista iria se apresentar também. 

+++ LEIA MAIS: Nirvana: Dave Grohl relembra gravação de 'Smells Like Teen Spirit': 'Ninguém prestou muita atenção'

Em trecho do livro de memórias de Grohl, publicado pela Rolling Stone EUA, o músico explicou o momento em que percebeu que ambas as canções possuíam os mesmos arranjos: 

"Nós [Foo Fighters] começamos a aprender a música de maneira fiel a original. Então, comecei a perceber que o arranjo era exatamente o mesmo que ‘Smells Like Teen Spirit’: a progressão de acordes tem uma semelhança desconcertante."

O músico prosseguiu: "É verdade! Há um riff de guitarra e, de repente entra a bateria, e então há um verso. Eu fiquei, tipo: 'Ai, meu Deus'. Então, começamos a brincar de tocá-la nesse mesmo estilo [de "Smells Like Teen Spirit"], e foi tão engraçado que nós a fizemos umas dez vezes seguidas."

+++ LEIA MAIS: Nirvana: Como Dave Grohl se sente ao ouvir In Utero hoje?

Dave Grohl também relembrou que nesse dia, após ensaiarem "Never Gonna Give You Up", o vocalista avistou Rick Astley no backstage. O ex-Nirvana não pensou duas vezes e o convidou para cantar com eles no show. "Se tivéssemos passado por todas as logísticas convencionais para convidar um músico famoso para tocar conosco, não teria sido tão divertido. Eu fui até ele, me apresentei e disse: "Topa fazer isso?"

O momento do Foo Fighters e Rick Astley tocando "Never Gonna Give You Up" pode ser assistido abaixo. As informações são da Rolling Stone EUA