Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Deep Purple só tem esse nome pela insistência da avó de Ritchie Blackmore

Alguns associavam o nome do grupo à drogas, porém, a explicação vem da família de um dos integrantes

Redação Publicado em 20/04/2020, às 18h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deep Purple (Foto: AP / Edwin Reichert)
Deep Purple (Foto: AP / Edwin Reichert)

As estrondosas distorções de guitarras unidas as influências do blues e a pura psicodelia deram origem a famosa era do metal nos anos 1970. Algumas bandas puderam ser pioneiras no movimento e se consagraram com uma personalidade musical, como é o caso do Deep Purple.

Não é a toa que o grupo foi listado pelo Livro Guiness de Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo", além de venderem mais de 100 milhões de discos ao redor do mundo.

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, Metallica, Foo Fighters e mais: os 20 melhores riffs da década, segundo revista [LISTA]

A categoria elencada, porém, virou suspeita para alguns: o nome "deep purple", poderia ser relacionado a drogas pesadas, como a cocaína, que quando aquecida, produz uma fumaça roxa. Mas isso, segundo os integrantes, é só história. 

+++ LEIA MAIS: Black Sabbath, The Clash e Guns N’ Roses: 9 brigas intensas de bandas do rock

O nome do grupo surgiu, na verdade, por causa da avó de Ritchie Blackmore. Com a saída de Curtis, naquela época, eles precisaram se reunir e decidir como queriam ser apresentados. Depois de eliminarem uma lista de nomes, o título que acabou vencendo foi a música favorita da avó do integrante. 

+++ LEIA MAIS: 6 discos essenciais para entender o metal dos anos 1970: De Deep Purple a Black Sabbath


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA