Desenhos e manuscritos de John Lennon serão leiloados

“You Might Well Arsk” é a maior coleção de rabiscos, poemas e contos do Beatle

Rolling Stone EUA Publicado em 24/03/2014, às 12h13 - Atualizado às 12h48

John Lennon
AP

Uma coleção grande de escritos e desenhos de John Lennon será leiloada em Nova York em junho. De acordo com a Sotheby's, o lote com 89 itens se chama “You Might Well Arsk” e essa será a maior venda já realizada dos trabalhos artísticos de Lennon.

Galeria: dez grandes parcerias do rock and roll, como John Lennon e Paul McCartney.

Os itens pertenciam à coleção privada de Tom Maschler, o publisher parcialmente responsável por criar o prestigioso prêmio britânico Booker Prize. Maschler trabalhou com Lennon em dois livros na década de 60, In His Own Write e A Spaniard In the Works, e os manuscritos são resultado desses projetos.

Há 50 anos, os Beatles estreavam na televisão norte-americana e davam início à Invasão Britânica.

"Minha relação com John Lennon era diferente daquela que tinha com todos os outros autores ao longo dos meus anos no mundo das publicações", disse Maschler em um comunicado publicado pelo jornal The New York Times. "Depois de ver um desenho maravilhoso dele, que um conhecido me mostrou, fiz uma reunião com John e sugeri que ele deveria produzir In His Own Write. Tive que deixá-lo confiante o suficiente para escrever e fazer os desenhos.”

Por que o sonho acabou: os bastidores da saga dos Beatles – e as forças que esfacelaram a maior banda de todos os tempos.

A coleção inclui vários desenhos satíricos, rabiscos e poemas, assim como o manuscrito para uma paródia de Sherlock Holmes que Lennon escreveu em 1965 chamada The Singularge Experience of Miss Anne Duffield, que deve arrecadar entre US$ 40 mil e US$ 60 mil.

Galeria: dez coisas que você não sabia sobre a música dos Beatles.