Dira Paes e Camila Pitanga pressionam Ministério da Saúde sobre reforma em manual do aborto

Dira Paes e Camila Pitanga levantam a hashtag #CuidemDeNossasMeninas para pressionar Ministério da Saúde; veja outras celebridades que também se posicionaram

Redação Publicado em 27/06/2022, às 18h46

None
Dira Paes e Camila Pitanga. (Foto: Globo/Instagram)

O Ministério da Saúde quer reformular o manual do aborto em uma audiência na próxima terça-feira, 28. O novo manual prevê que pessoas que realizaram um aborto legal após serem vítima de violência sexual sejam investigadas criminalmente no Brasil.

Celebridades se manifestaram nas redes sociais contra as novas regras, nesta segunda, 27. Entre os nomes estão as atrizes Dira Paes e Camila Pitanga, que usaram a hashtag #CuidemDeNossasMeninas para incentivar seus seguidores a pressionarem o Ministério da Saúde.

+++LEIA MAIS: Entenda a lei que ampara decisão de Klara Castanho em entregar recém nascido para adoção

Quem se manifestou também foi a atriz Ana Hikari,Gregório Duvivier, a cantora Maria Rita e o apresentador Guga Noblat

“Pessoas que engravidaram em decorrência de estupro, que gestam fetos anencéfalos ou que correm risco de morrer caso levem adiante a gestação precisam acessar o serviço de abortamento de forma segura e humanizada” disse Camila Pitanga

Contexto

A discussão sobre a legalização do aborto ganhou atenção nas redes sociais nas ultimas semanas devido a dois acontecimentos, o caso da atriz Klara Castanho, de 21 anos, que após sofrer violência sexual e engravidar, decidiu entregar o recém-nascido para adoção; e o de uma criança de 10 anos em Santa Catarina, também abusada sexualmente, que enfrentou resistência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para ter acesso a um aborto legal.

Enquanto isso, na última sexta-feira, 24, a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou a decisão de Roe v. Wade, lei federal que garantia o direito aborto nos EUA. Foram 6 votos de juízes favoráveis e 3 contrários.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo e Lily Allen cantam ‘Fuck You’ e criticam revogação do aborto nos EUA

Kendrick Lamar, Olivia Rodrigo, Megan Thee Stallion, Phoebe Bridgers e Billie Eilish estão entre os artistas que se manifestaram no festival Glastonbury publicamente sobre a decisão da Suprema Corte. O festival acontece na Inglaterra e quase 100 mil pessoas compareceram ao evento neste final de semana.

Veja as celebridades brasileiras que se manifestaram sobre o assunto. 

Dira Paes

 

Camila Pitanga 

Ana Hikari

Gregório Duvivier

Maria Rita

Guga Noblat