Diretor de Moonlight vai comandar minissérie sobre fuga de escrava

Responsável pelo atual vencedor do Oscar de Melhor Filme, Barry Jenkins escreve e dirige produção hora baseada no livro best-seller The Underground Railroad

Rolling Stone EUA Publicado em 27/03/2017, às 17h22 - Atualizado às 17h37

Barry Jenkins (na esquerda) e Tarell Alvin McCraney aceitando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado por Moonlight: Sob a Luz do Luar
Chris Pizzello/Invision/AP

O diretor de Moonlight: Sob a Luz do Luar (2017), Barry Jenkins, vai escrever e dirigir uma minissérie com episódios de uma hora baseada no livro best-seller The Underground Railroad, escrito por Colson Whitehead e lançado em 2016.

LEIA TAMBÉM

Oscar 2017: após confusão, La La Land perde Melhor Filme para Moonlight

[Crítica] Bela experiência cinematográfica, Moonlight explora busca de identidade

Oscar 2017: Veja como foram as apresentações da cerimônia

The Underground Railroad, a propósito, foi vencedor do prêmio norte-americano National Book de 2016 na categoria ficção. O livro retrata a jornada de Cora, uma escrava fugitiva que persegue a liberdade por uma suposta ferrovia subterrânea, depois de escapar de uma lavoura na Georgia, Estados Unidos.

Em comunicado sobre a série da Amazon, Jenkins elogiou a escrita de Whitehead como “[desafiadora] de convenções”, chamando o romance de “um trabalho inovador que respeita a história da nossa nação e usa o formato para explorá-la de maneira reflexiva e original”. O cineasta acrescentou que “preservar a vastidão de uma história como essa requer pensamento ousado e criativo.”

Jenkins foi indicado ao prêmio de Melhor Diretor na última edição do Oscar, que aconteceu este ano, e ganhou uma estatueta pelo Melhor Roteiro Adaptado. Já o filme dele, Moonlight, recebeu oito indicações no total, tendo ganhado a honraria mais importante e disputada, de Melhor Filme, na mesma cerimônia.