Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Documentário que retrata a cultura lowrider no Brasil ganha exibição gratuita em SP

South American Cho-Low, de Phuong-Cac Nguyen, terá sessão na Matilha Cultural

Redação Publicado em 01/03/2015, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Antonio Carlos Batista Filho aka AlemãoAntonio Carlos Batista Filho aka Alemão - Divulgação
Antonio Carlos Batista Filho aka AlemãoAntonio Carlos Batista Filho aka Alemão - Divulgação

A curiosa cultura lowrider, ilustrada em séries e filmes norte-americanos, ganhará destaque na capital paulista em 10 de março. A Matilha Cultura vai exibir o documentário South American Cho-Low, que retrata o movimento no Brasil, em sessão gratuita.

Will Butler, do Arcade Fire, cria música sobre a crise hídrica em São Paulo.

Dirigido pela jornalista norte-americana Phuong-Cac Nguyen, a produção mostra um panorama sobre a influência da cultura californiana em cidades brasileiras. O filme conta com entrevistas de pessoas responsáveis pela disseminação do lowrider no país, como Antonio Carlos Batista Filho (Alemão), o fotógrafo Estevan Oriol, Christopher “Duel” Hall, Luiz Gordo Teixeira, Mariana de Paula Martins e Leandro Vinícius Pimenta Cabellos.

Através de uma pesquisa, Phuong-Cac Nguyen conseguiu mapear brasileiros que mantinham a identidade lowrider, mesmo sem nunca terem ido a Los Angeles. Ao longo dessa trajetória, a diretora conheceu Antonio Carlos Batista Filho, o “Alemão”, protagonista do documentário e considerado o primeiro cholo brasileiro.

Tulipa Ruiz prepara terceiro disco da carreira; veja fotos das gravações.

Além da exibição de South American Cho-Low, haverá uma roda de conversa com Luiz Gordo, Alemão e Leandro Lado Norte. A Matilha Cultural também receberá uma exposição fotográfica de Adalberto Rossette. Todas as informações sobre a exibição estão no site oficial do documentário.