EndeavorRX é o primeiro game a ser legalmente aprovado como 'remédio'; conheça

Jogo foi desenvolvido para o tratamento de crianças com déficit de atenção

Redação Publicado em 16/06/2020, às 11h56

None
EndeavorRX (Foto: Reprodução/Akili Interactive)

Como é possível notar na foto, EndeavorRX, desenvolvido pela Akili Interactive e previamente conhecido como Project EVO, não parece ser um game de grande importância, no entanto, ele pode entrar para a história da indústria. Isso porque ele foi o primeiro jogo a ser legalmente aprovado como "remédio" nos Estados Unidos. A informação é do The Verge.

A decisão foi tomada pelo Food and Drug Administration (FDA), que autorizou médicos a prescreverem o jogo, disponível para iPhone e iPad, para crianças entre oito e 12 anos com déficit de atenção. O game passou por sete anos de estudos clínicos que estudaram mais de 600 crianças, com o intuito de descobrir se um videogame pode realmente fazer a diferença.

+++LEIA MAIS: Por que é importante repensar no machismo em séries antigas como Friends e How I Met Your Mother? [ANÁLISE]

Segundo um dos cinco estudos da empresa, a resposta é sim: um terço das crianças tratadas "não tinham mais um déficit de atenção mensurável em pelo menos uma medida de atenção objetiva" depois de jogar o game cerca de 25 minutos por dia, cinco dias por semana, durante quatro semanas.

"As melhorias nas deficiências de TDAH após um mês de tratamento com EndeavorRX foram mantidas por até um mês", afirmou a empresa, com os efeitos colaterais mais comuns sendo frustração e dor de cabeça - aparentemente moderados em comparação aos medicamentos tradicionais, como seria de esperar da chamada medicina virtual.

+++LEIA MAIS: Por que o site pornô Pornhub é ameaçado de fechamento por conteúdos criminosos?

Além de exercerem o papel de um produto artístico, os videogames agora podem atuar na área da saúde, com a devida pesquisa, testes e confirmação de especialistas do ramo.

Veja um trecho de EndeavorRX abaixo.


+++ A PLAYLIST DO RUBEL