Eric Clapton lançará documentário sobre a mais recente turnê dele

Planes, Trains and Eric trará performances ao vivo, entrevistas e imagens do músico na estrada

Rolling Stone EUA Publicado em 08/08/2014, às 15h18 - Atualizado às 15h35

Eric Clapton em apresentação no concerto em prol das vítimas da tempestade Sandy
AP

Eric Clapton vai lançar o documentário Planes, Trains and Eric em DVD, Blu-ray e outros formatos digitais no dia 4 de novembro. O novo registro em vídeo traz a perna oriental da turnê de 2014 do guitarrista, incluindo 13 performances ao vivo, entre elas, versões de clássicos como “Layla”, “I Shot the Sheriff”, “Crossroads” e “Wonderful Tonight” (veja tracklist completa abaixo).

Conheça dez bichos de estimação que inspiraram o rock e o pop.

Junto às imagens de apresentações ao vivo, o documentário apresenta entrevistas com Clapton e a banda dele – Steve Gadd (bateria), Paul Carrack (órgão e voz), Nathan East (baixo e voz), Chris Stainton (teclados), Michelle John (backing vocals), Shar White (backing vocals) – e oferece uma “espiada” na vida dos músicos na estrada, de passagens de som aos ensaios e longas viagens de ônibus.

A autobiografia de Clapton está na nossa lista das mais polêmicas, absurdas e ultrajantes autobiografias do rock.

Planes, Trains and Eric pode provar-se um interessante registro na representativa carreira de Clapton, já que o lendário guitarrista – que se aproxima dos 70 anos de idade – disse recentemente à revista britânica Uncut que está pensando em se aposentar das turnês. “A estrada tornou-se insuportável para mim”, disse ele. “Passou a ser algo inacessível, porque leva muito tempo para chegar em qualquer lugar. É hostil – em todos os lugares: entrar e sair de aeroportos, viajar de avião e de carro”.

Como dez mestres da guitarra – entre eles, Eric Clapton – começaram.

Clapton expressou o mesmo sentimento à Rolling Stone EUA, no ano passado, dizendo: “Quando fizer 70 anos, ficarei não oficialmente aposentado. Acho que vou me permitir continuar gravando em estúdio. Mas a estrada se tornou insuportável para mim”. À época, Clapton acrescentou que os shows em si não eram um problema, mas “as extensas viagens estão começando a ter um insuportável peso”.

Veja abaixo a tracklist de Planes, Trains and Eric:

1 – “Tell The Truth”

2 – “Pretending”

3 – “Crossroads”

4 – “Driftin’”

5 – “I Shot The Sheriff”

6 – “Little Queen Of Spades”

7 – “Layla”

8 – “Wonderful Tonight”

9 – “Key To The Highway”

10 – “Before You Accuse Me”

11 – “Tears In Heaven”

12 – “Cocaine”

13 – “Hoochie Coochie Man”

14 – “High Time” (nos créditos – apenas áudio)