Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Sample sem permissão

Espólio de Donna Summer processa Kanye West e Ty Dolla $ign por uso 'ilegal' de música

Segundo documentos do processo, Kanye West e Ty Dolla $ign colocaram 'I Feel Love' de modo 'descarado' em faixa de Vultures 1 (2024)

Donna Summer (Foto: Ethan Miller/Getty Images), Kanye West (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images) e Ty Dolla $ign (Foto: Theo Wargo/Getty Images)
Donna Summer (Foto: Ethan Miller/Getty Images), Kanye West (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images) e Ty Dolla $ign (Foto: Theo Wargo/Getty Images)

Após Kanye West e Ty Dolla $ign lançarem o disco de estúdio colaborativo Vultures 1, lançado em 9 de fevereiro de 2024, o espólio de Donna Summer, responsável por hits como "Hot Stuff" e "Bad Girls," processou os dois cantores por suposto uso ilegal de "I Feel Love," presente no álbum I Remember Yesterday (1977).

Segundo informações da Associated Press, o processo por violação de direitos autorais foi aberto na última terça, 27, no tribunal federal de Los Angeles, Califórnia, por Bruce Sudano, marido de Summer, responsável pela execução do espólio.

+++LEIA MAIS: 10 anos sem Donna Summer: 5 músicas para lembrar a cantora [LISTA]

Os documentos legais alegam como representantes de West pediram permissão para usar a música de 1977 em "Good (Don’t Die)," 14ª faixa de Vultures 1, que atualmente está indisponível em plataformas de streaming como Spotify. No entanto, o uso foi negado porque o espólio "queria nenhuma associação com a controversa história de Kanye West."

Como Sudano alegou, Kanye West e Ty Dolla $ign abordaram Universal Music Enterprises, gravadora de Donna Summer, para ter uma permissão para uso, mas a gravadora não deixou. A dupla de cantores foi acusada de incluir "descaradamente"partes regravadas de "I Feel Love," consideradas "instantaneamente reconhecíveis."

Diante desta rejeição, os réus decidiram de forma arrogante e unilateral que simplesmente roubariam ‘I Feel Love’ e a usariam sem permissão.

+++LEIA MAIS: Donna Summer além da Disco Music: como a artista encontrou o auge em 1978 e tentou cortar os laços com a música dançante

Por fim, o processo nomeia West e Ty como réus, além da Yeezy Record Label, LLC, a empresa Yzy Snd e 10 Does. Além disso, o espólio quer impedir qualquer circulação da música, com indenização a ser determinada em julgamento. Os dois artistas, até o momento, não responderam à ação.