Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Lorenna Vieira, esposa do DJ Rennan da Penha, acusa banco de racismo após ser detida por suspeita de fraude

A polícia afirmou que não dava para saber se ela era mesma por causa do cabelo - que no dia estava cacheado, mas no documento está alisado

Redação Publicado em 31/01/2020, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lorenna Vieira (Foto: Reprodução / Insta)
Lorenna Vieira (Foto: Reprodução / Insta)

Lorenna Vieira, esposa do DJRennan da Penha, foi barrada em uma agência do Itaú na quinta, 30, e acusada de tentativa de fraude. Vieira depois acusou o banco e a Polícia Militar de racismo - eles não acreditavam que ela era a mesma pessoa dos documentos pelos cabelos cacheados. “Não é porque sou preta e humilde que sou criminosa,” esbravejou sobre o caso no Twitter.

Ao G1, Vieira detalhou a história: “Eu fui ao banco tirar um dinheiro e desbloquear um cartão, porque perdi cartão e o outro não chegou na minha casa. Eu tive que ir lá buscar. Chegando lá, deu que estava bloqueado. Aí elas (as funcionárias) começaram a falar ‘ah, o banco pode achar que é fraude, que você é laranja’ e me deixaram lá esperando.”

+++ LEIA MAIS: Turnê de Morrissey nos Estados Unidos encalha e ingressos podem ser comprados por 7 dólares

De lá, Vieira foi encaminhada para a delegacia. “[A funcionária] falou: ‘Só faltam mais 15 minutinhos para o seu problema ser resolvido’. E aí chegaram os policiais. Fiquei revoltada na hora. Fiquei muito chateada, as pessoas ali devem achar que eu fui presa ou eu não sei. É uma vergonha, ridículo. Eu me senti ofendida. Segundo eles, eu sou fraude, laranja. Segundo eles, aquele dinheiro não era meu.”

A polícia afirmou que a diferença no cabelo da foto do documento (alisado) e do momento do ocorrido (cacheado) confundiam e impediam discernimento. “Eu até rasguei minha identidade,” revoltou-se Vieira, “porque o policial falou que era quase impossível saber se era eu, porque o meu cabelo estava liso, falou que era pra eu jogar minha identidade fora e fazer outra com o meu cabelo natural.”

+++ LEIA MAIS: Racismo tirou a vontade de Idris Elba em ser James Bond nos cinemas: "Não preciso disso"

Depois de “Itaú Racista” chegar aos Trending Topics do Twitter, o banco se pronunciou na rede social. Lamentou a situação e garantiu que contatou Vieira. Mas garantiu: “O procedimento adotado na agência é padrão em casos de suspeita de fraude, e não tem qualquer relação com questões de raça ou gênero. O Itaú acredita que toda forma de discriminação deve ser combatida.”

 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL