Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Calvin Harris, Coldplay, Jorge & Mateus, Ed Sheeran são destaque no primeiro ano de Spotify no Brasil

Veja também lista de músicas e discos mais ouvidos pelo serviço de streaming em 2014

Lucas Brêda Publicado em 04/12/2014, às 09h12 - Atualizado às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Destaques do Spotify em 2014 - Reprodução/Facebook
Destaques do Spotify em 2014 - Reprodução/Facebook

Calvin Harris, Jorge & Mateus, Henrique & Juliano e Ed Sheeran lideram as listas de artistas, faixas e discos mais ouvidos no Brasil por meio do serviço de streaming Spotify, no primeiro ano do serviço no país. O balanço divulgado pela empresa sueca – com exclusividade na Rolling Stone Brasil – ainda destaca Coldplay, Magic!, OneRepublic e Maroon 5, entre outros grupos, entre os mais ouvidos.

Edição 98 (capa) – Rolling Stone Brasil analisa o futuro após o revolucionário lançamento do disco do U2

“Quando a gente começa a operação do Spotify, não necessariamente somos um reflexo do que a sociedade ouve”, afirma Gustavo Diament, diretor geral da empresa para a América Latina. “Porque sempre começa com as pessoas mais ligadas nesse tipo de coisa – que nem sempre representam o grosso da sociedade. Conforme vamos crescendo, já começamos a representar mais os gostos e desejos da população com um todo.”

A disseminação do serviço, para Diament, é a maior explicação para o domínio do estilo sertanejo nas listas nacionais (das cinco faixas mais ouvidas no Brasil, apenas uma não pertence ao gênero). “Não é nenhuma surpresa para a gente. Só mostra que o Spotify já tem um nível de massa crítica que começa a refletir o gosto popular de verdade do Brasil, onde o sertanejo é um dos principais gêneros.”

Para diretor do Spotify, produto não “canibaliza” a indústria fonográfica.

No Brasil desde maio deste ano, o Spotify é um dos responsáveis por alavancar o uso do streaming, que já era representado no país por Deezer, Rdio e Napster, entre outras empresas. “O streaming ainda é uma maneira de consumo de mídia ainda muito nova”, diz Diament. “Sem dúvidas que a nossa crença é de que essa será a maneira massiva de consumo de música em um espaço não longo de tempo.”

Entretanto, o Brasil, em comparação a países como a Inglaterra, por exemplo, ainda fica atrás na quantidade de consumo por streaming, como admite o diretor: “Quando você pega mercados que estão com um alto nível de maturidade, o Brasil e a América Latina não estão lá ainda”.

Serviço de streaming do Google chega ao público geral no Brasil com música do Racionais MC’s.

Nos links abaixo, saiba quem foram os artistas, músicas e discos mais ouvidos no Brasil por meio do Spotify em 2014.

Conheça os artistas mais ouvidos no Brasil em 2014 pelo Spotify

Conheça as 5 músicas internacionais mais ouvidas no Brasil em 2014 pelo Spotify

Conheça as 5 músicas nacionais mais ouvidas no Brasil em 2014 pelo Spotify

Conheça os 5 discos mais ouvidos no Brasil em 2014 pelo Spotify.