Filme sobre a vida de Jimi Hendrix é vetado

A Experience Hendrix, empresa que cuida do espólio do músico, divulgou um comunicado dizendo que não autorizou execução de cinebiografia

Da redação Publicado em 16/12/2010, às 14h23

Filme sobre Jimi Hendrix não poderá ser realizado
AP

O projeto da Legendary Pictures de fazer um filme contando a vida de Jimi Hendrix teve que ser oficialmente engavetado. A produção, que já tinha financiamento garantido e seria estrelada por Anthony Mackie (Guerra ao Terror), contaria com a direção de Paul Greengrass (A Supremacia Bourne e O Ultimato Bourne). Contudo, de acordo com o site Deadline, um comunicado divulgado na última quarta, 15, pela empresa que cuida dos direitos das músicas de Jimi Hendrix, a Experience Hendrix, informou que a realização da obra não foi autorizada.

"A Legendary deu continuidade ao projeto sem a nossa permissão, direção ou envolvimento. Não é que ele tenha 'se desfeito', ele nunca existiu. Quando nós fizermos o filme biográfico de Jimi Hendrix, estaremos envolvidos e no controle desde o começo", afirma a declaração da Experience, que é comandada por familiares de Hendrix.

Bill Gerber, que estava engajado como produtor, rebateu afirmando: "Dizer que demos continuidade sem permissão não é justo. Thomas Tull [fundador da Legendary Pictures] não poderia ter sido mais generoso e ávido a colaborar com o espólio. Ele estava pronto para financiar a versão deles da história de Jimi".

Embora o filme possa ser realizado sem o sinal verde da Experience Hendrix - que só tem os direitos das canções escritas pelo músico, mas não daquelas composta por outros, mas tornadas famosas por ele - Tull não pretende continuar com o projeto sem essa cooperação.

A difícil relação da empresa e a produção vem de longa data. Anteriormente, a administradora do espólio do guitarrista já havia vetado Andre 3000 (Outkast), Eddie Murphy e Will Smith no papel do artista.

Jimi Hendrix morreu em 1970, aos 27 anos. Nos próximos anos, dois documentários e uma coletânea do músico deverão ser lançados pela Experience Hendrix.