Filmes brasileiros estarão no Festival de Veneza

Da redação Publicado em 30/07/2009, às 18h45

Insolação, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, e I Travel Because I Have To, I Come Back Because I Love You, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, foram selecionados para mostra no festival italiano, que acontece entre 2 e 12 de setembro; Walter Salles receberá Prêmio Bresson

A organização do Festival de Cinema de Veneza, que acontece entre os dias 2 e 12 de setembro, anunciou a programação oficial de sua 66ª edição. Na seleção não-competitiva, dois filmes brasileiros marcam presença: Insolação, de Felipe Hirsch e Daniela Thomas, parceira de longa data de Walter Salles, e Viajo Porque Presico, Volto Porque Te Amo, de Karim Aïnouz (Céu de Suely), com Marcelo Gomes (Cinemas Aspirinas e Urubus). Para a lista completa de filmes, clique aqui.

Além do projeto inédito para o cinema, Daniela Thomas e Hirsch desenvolvem espetáculos teatrais para os palcos brasileiros há nove anos. O mais recente trabalho da dupla, a peça Viver Sem Tempos Mortos, conta como protagonista a atriz Fernanda Montenegro, e recebeu duas indicações ao Prêmio Shell de Teatro 2009 (a peça inicia uma nova temporada nesta sexta, 31, no Rio de Janeiro).

A estreia de Daniela Thomas nas telonas sem a parceria com Salles (Central do Brasil) irá acontecer na mostra Horizons, dedicada às novas tendências no cinema. Linha de Passe, último trabalho dos dois, participou da mostra competitiva do Festival de Cannes em 2008 - e rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Corveloni.

Salles estará em Veneza para receber o Prêmio Bresson este ano. A honraria é concedida a diretores que tenham dado "testemunho significativo do difícil caminho em busca do significado espiritual da nossa vida", como definem a Fondazione Ente dello Spettacolo (Feds) e a revista Cinematografo, responsáveis pelo prêmio. A entrega será feita no dia 4 de setembro.

O filme, que estará na mesma mostra de Insolação, é baseado no documentário Carranca Acrílico Azul Piscina, também produzido pela dupla, que foi retomado em 2007.