Funeral For A Friend anuncia o fim da banda e turnê de despedida

Grupo de metal tocará íntegra dos dois primeiros álbuns da carreira na última excursão

Redação Publicado em 14/09/2015, às 16h59 - Atualizado às 17h28

O grupo de metal galês Funeral For A Friend
Reprodução/Facebook

Os integrantes do Funeral For A Friend anunciaram que a banda chegará ao fim após uma turnê de despedida. A decisão do grupo foi informada em comunicado enviado à imprensa, com o anúncio da excursão, chamada Last Chance To Dance que, por enquanto, tem datas marcadas na Europa e na Austrália.

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

“Hoje anunciamos o fim do Funeral for a Friend”, escreveu a banda no Facebook. “Sim, o fim. Tivemos uma trajetória incrível, encontramos uma quantidade insana de pessoas, fizemos turnês em muitos países os quais nunca sonhamos que poderíamos visitar e fazer música juntos. Isso, de alguma maneira muito maluca, foi responsável por nos manter na ativa por mais de uma década.”

Antes de anunciar a separação no texto, o quinteto falou sobre a dificuldade de comunicar a decisão: “Nunca é fácil colocar em palavras a sensação que você tem por algo que, em muitas maneiras, é intangível. Escrevemos isso várias e várias vezes e às vezes dá a sensação de que estamos deixando algo de fora. Mas isto têm de ser escrito indiferentemente, então, lá vai.”

Galeria: dez maneiras inusitadas de se lançar um disco

Last Chance To Dance tem datas marcadas entre fevereiro e abril do ano que vem. Cada cidade em que a turnê parar receberá dois shows do Funeral for a Friend, em noites seguidas. Em uma das apresentações, a banda tocará o álbum Hours (2005) na íntegra. Na noite seguinte, entra o setlist de Casually Dressed & Deep In Conversation (2003).

Formado em Bridgend, no País de Gales, o Funeral For A Friend surgiu em 2001 e lançou, desde então, sete álbuns, sendo o último deles Chapter And Verse, que saiu em janeiro deste ano. Apenas dois integrantes seguem na banda desde o primeiro álbum: o vocalista principal Matthew Davies-Kreye e o guitarrista e backing vocal Kris Coombs-Roberts.