Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Garota regrava Blackbird em língua indígena e Paul McCartney aprova versão; assista

O sucesso dos Beatles de 1968 ganhou uma versão em Mi'kmaq, língua nativa de grupo étnico do leste do Canadá

Redação Publicado em 05/06/2019, às 12h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Foto: Tim Sharp/AP)
Paul McCartney (Foto: Tim Sharp/AP)

Em 1968, Paul McCartney escreveu o clássico sucesso dos Beatles, "Blackbird", inspirada no Movimento dos Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos.

Recentemente, uma adolescente canadense e seus colegas de classe foram elogiados pelo músico por apresentarem uma nova versão da canção em língua indígena, Mi'kmaq, do grupo étnico mik'mag do leste do Canadá. 

Ema Stevens, de 16 anos, com a ajuda dos seus professores, na Nova Escócia, regravou uma versão acústica da canção para conscientizar as pessoas sobre as línguas que estão em risco de desaparecer. 

Em um show em Lexington, Kentucky, McCartney elogiou o cover: "Tem uma versão incrível desta música feita por uma menina canadense. Está disponível no YouTube, em língua indígena. É genial!". 

O vídeo viralizou na internet após ser publicado na plataforma de streaming. 

Stevens ficou sabendo que McCartney a elogiou e se emocionou em um programa da rede pública canadense. "Cresci ouvindo os Beatles todos os dias. Meu pai é um super fã", disse.

"Minha cultura é uma das coisas mais importantes da minha vida.", acrescentou. "Então, compartilhar com pessoas que estão fora da minha comunidade, que não falam Mi'kmaq, e não entendem o que é, dá uma diferente perspectiva para eles e mostra o quanto a nossa língua é bonita."

Sua professora de música, Carter Chiasson, que produziu o áudio ao lado da aluna, reforçou em uma entrevista para a AFP dizendo: "Nós esperamos que essa versão deixe as pessoas cientes da importância de preservar a língua indígena e essa cultura." "

Existem ainda 70 línguas indígenas ativas no Canadá. Segundo o censo da ONU, três em cada quatro estão classificados como ameaçada de extinção.

Assista o vídeo abaixo:

+++ De Zeca Pagodinho a Kendrick Lamar, Djonga escolhe os melhores de todos os tempos