Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Festival Eurovisão da Canção

Gene Simmons, Sharon Osbourne e mais assinam carta em apoio a Israel no Eurovision 2024

Documento veio como resposta à carta aberta de mais de mil artistas suecos que pediram exclusão de Israel do Festival Eurovisão da Canção

Redação Publicado em 15/02/2024, às 10h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gene Simmons, do Kiss (Foto: Jim Dyson/Getty Images), e Sharon Osbourne (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)
Gene Simmons, do Kiss (Foto: Jim Dyson/Getty Images), e Sharon Osbourne (Foto: Frazer Harrison/Getty Images)

Famosos como Gene Simmons, lendário integrante do Kiss, e Sharon Osbourne, esposa de Ozzy Osbourne, assinaram uma carta aberta, com pedido para organizadores do Eurovision, também conhecido como Festival Eurovisão da Canção, para Israel competir em 2024.

Vale lembrar como o evento é um conjunto de seis festivais relacionados com as artes, como música e dança. Israel entrou no Festival Eurovisão da Canção em 1973, e foi o primeiro país fora da Europa a receber permissão para participar. Por conta do conflito com Palestina, Israel foi proibida de participar da competição em 2024.

+++LEIA MAIS: Dua Lipa teria desistido de lançar música devido à guerra entre Israel e Palestina; entenda

Em janeiro de 2024, mais de mil artistas suecos publicaram carta aberta para tirar Israel na final do festival. "O fato de os países que se colocam acima do direito humanitário serem bem-vindos para participar em eventos culturais internacionais banaliza as violações do direito internacional e torna invisível o sofrimento das vítimas," escreveram.

Permitir a participação de Israel mina não só o espírito da competição, mas toda a missão de serviço público. Também envia o sinal de que os governos podem cometer crimes de guerra sem consequências.

No entanto, essa decisão dos artistas da Suécia gerou uma resposta de outros famosos, que publicaram outra carta aberta contra a proibição. "Ficamos chocados e desapontados ao ver alguns membros da comunidade do entretenimento pedindo que Israel fosse banida do Concurso por responder ao maior massacre de judeus desde o Holocausto," diz o documento. "Sob a cobertura de milhares de foguetes disparados indiscriminadamente contra populações civis, o Hamas assassinou e raptou homens, mulheres e crianças inocentes."

+++LEIA MAIS: Mil israelenses se unem em concerto pela libertação de reféns do Hamas

Em certo trecho, existe uma parte escrita pelo próprio Gene Simmons: "A música une pessoas de todas as origens. É a única linguagem que todos podem entender. É uma coisa linda e uma ótima maneira de unir as pessoas. Aqueles que defendem a exclusão de um cantor israelita da Eurovisão não movem o ponteiro em direção à paz, mas apenas dividem ainda mais o mundo.

"Após um terrível ataque violento contra civis israelitas, os apelos ao boicote e à exclusão de artistas israelitas de eventos internacionais simplesmente porque são israelitas são abomináveis ​​e vergonhosos," afirmou Mayim Bialik, atriz de The Big Bang Theory. "Visar desta forma os músicos israelitas mancha o espírito unificador que é a Eurovisão." Nomes como Boy George, Helen Mirren, Debra Messing, Scooter Braun, Diane Warren e Selma Blair também assinaram a carta, segundo informações do NME.

+++LEIA MAIS: Roger Waters é dispensado da BMG após comentários sobre Israel