Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gilby Clarke relembra pressão de tocar com Guns N’ Roses: ‘Aprendi 50 músicas em uma semana’

Gilby Clarke tocou guitarra com o Guns N' Roses na turnê de Use Your Illusion e gravou o álbum 'The Spaghetti Incident?', em 1993

Itaici Brunetti Publicado em 10/05/2021, às 16h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilby Clarke (Foto: reprodução/Instagram)
Gilby Clarke (Foto: reprodução/Instagram)

Em 1991, o guitarrista Gilby Clarke substituiu Izzy Stradlin no Guns N' Roses, na turnê de Use Your Illusion, e sentiu na pele a pressão de tocar na banda de Axl Rose e Slash. Ele precisou aprender 50 músicas em uma semana porque, segundo afirmou, o grupo não tinha setlist fixo para os shows.

"Tive uma semana para aprender 50 músicas. Aprendi o catálogo todo porque eles não têm um setlist", relembrou Gilby Clarke ao site Hyperlocrian. "Eu não ficava pensando: 'Oh, meu Deus! É o Guns N' Roses e tudo o que vem com ele', ou coisas de rockstars. Eu pensava que tinha que subir ao palco e lembrar das 50 músicas", completou. 

+++LEIA MAIS: Michael Jackson ficou 'chocado' com reação do público ao tocar com músicos do Guns N' Roses; entenda

Gilby Clarke continuou relembrando da época em que tocou com o Guns N' Roses: "Todos os dias eu sentava com um toca-fitas, fones de ouvido e ficava aprendendo as partes de Izzy [Stradlin]. Eu não queria decepcionar os caras. Não queria subir ao palco e ser aquele que atingia notas ruins. A minha guitarra era tão alta quanto a do Slash. Eu não queria ser o cara que cometia erros."

Depois da turnê de Use Your Illusion, o guitarrista gravou o álbum de covers The Spaghetti Incident?(1993) e deixou o Guns N' Roses após o lançamento do disco. Em 1995, ele e Axl Rose se enfrentaram no tribunal por um processo judicial. Clarke alegou não receber os direitos das músicas que ele dizia serem dele. 

+++LEIA MAIS: Iggor Cavalera explica por que recusou convite para entrar no Guns N' Roses

"Éramos todos parte da mesma cena. Então, foi muito fácil eu me encaixar no Guns N' Roses", relatouClarke sobre a sua adaptação na banda. "Eu me concentrava em tocar bem as músicas. Eu queria que Slash, Axl e Duff [McKagan] se orgulhassem do que eu estava fazendo e que tudo desse certo. Eu queria fazer bem para eles e tenho certeza de que eles queriam que eu também me saísse bem." finalizou. 

Em abril, Gilby Clarke lançou o novo álbum solo The Gospel Truth, pela Golden Robot Records

As informações são do site Blabbermouth


+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL