Grammy: Quais artistas têm mais indicações na história da premiação?

Paul McCartney, Beyoncé e Jay-Z estão entre os artistas que mais foram indicados ao Grammy; confira a a lista

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 10/02/2021, às 16h59

None
Grammy (Foto: Gabriel Buoy /AFP /Getty Images via Rolling Stone EUA)

A maior premiação anual da música, o Grammy Awards, está chegando. Após ser adiada, a edição de 2021 será realizada em 14 de março e, para entrar no clima do evento, relembramos quais foram os artistas que mais tiveram indicações na história do Grammy, desde 1959, seu ano de início. 

De acordo com pesquisa feita pela Statista, empresa alemã especializada em dados, o produtor musical e empresário Quincy Jones é quem tem o maior número de indicações ao Grammy, com 80 nomeações. Em segundo lugar está o ex-beatle Paul McCartney,com 78. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Após ser adiada, cerimônia ganha nova data

O rapper Jay-Z se encontra na terceira posição com 77 indicações, enquanto o mestre da soul music e R&B Stevie Wonder empata em quarto lugar com o maestro húngaro-britânico Georg Solti. Ambos possuem 74 indicações. 

Em quinto lugar está o compositor e pianista Henry Mancini com 72 indicações e, logo atrás dele, o maestro norte-americano John Williams, com 71.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Beyoncé é a única mulher que aparece entre os dez artistas com mais indicações na história do Grammy. A dona do hit "Single Ladies" foi nomeada 70 vezes. Em 2021, concorre em nove categorias: Melhor Clipe Musical, Melhor Performance R&B, Melhor Música R&B, Melhor Performance Rap, Melhor Música Rap, Música do Ano e Gravação do Ano.

O rapperKanye West vem logo atrás de Queen B, em oitavo lugar com 69 indicações. Em nono aparece o maestro francês Pierre Boulez, com 67 nomeações, e, em décimo, o pianista de jazz Chic Corea com 65. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 9 músicas para entender DaBaby, rapper destaque do ano [LISTA]

Os Beatles, por sua vez, tiveram 23 indicações no curto período de 1965 a 1971. Os Fab Four ainda foram indicados mais cinco vezes após o término da banda: em 1996, 1997 e 2014, totalizando 28 indicações. 


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL