Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Green Day vence processo contra uso de imagem em telão durante turnê de 2009

Artista Dereck Seltzer processou a banda pela segunda vez em dois anos

Rolling Stone EUA Publicado em 08/08/2013, às 10h26 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Joe Armstrong (Green Day) - AP
Billie Joe Armstrong (Green Day) - AP

O Green Day resolveu a ação movida contra a banda por uso de uma imagem no telão de um show deles. A corte de apelação da Califórnia decidiu em favor dos roqueiros nesta terça-feira, 7, em um “caso difícil”, no qual eles dizem que não quiseram violar os direitos do ilustrador Dereck Seltzer ao usar o trabalho dele. As informações são da agência Reuters.

Green Day volta ao palco depois da reabilitação de Billie Joe

Seltzer criou a figura “Scream Icon” em 2003. A imagem apareceu em pôsteres e começou a ser usada em arte de rua. Na turnê de 2009, o Green Day usou uma versão da imagem com uma cruz vermelha pintada sobre ela no telão, no fundo do palco, durante a execução da música “East Jesus Nowhere”. A versão se baseava em uma fotografia de “Scream Icon” pintada em uma parede de tijolos na Sunset Boulevart, em Los Angeles.

Seltzer recusou a proposta de acordo, que incluía ingressos para shows, e entrou com o processo. Mas, em 2011, as alegações dele de infração de direitos autorais e violações da lei de marcas registradas foram encerradas pelo Juiz Federal de Los Angeles. O 9ª Corte concordou com a decisão prévia, afirmando que o uso do trabalho do artista pelo Green Day foi “transformadora, não excessivamente comercial”.

”Esta é com toda a certeza a única entrevista que vou dar a respeito disto”, disse Billie Joe Armstrong à Rolling Stone quando se sentou para conversar sobre a internação e o período em que ficou longe dos palcos. Leia aqui.

“Em um contexto de uma música sobre a hipocrisia da religião, cercada por outras imagens religiosas icônicas e com uma cruz pintada por spray vermelho, ‘Scream Icon’ transmite uma nova informação, nova estética, nova percepção e entendimento, claramente distintos da peça original”, disse o juiz Diarmuid O'Scannlain.

O'Scannlain disse que o próprio testemunho de Seltzer, ao afirmar que o Green Day não afetou o valor do trabalho dele, e o fato de a banda não usar a imagem em produtos licenciados e materiais promocionais, ajudaram a decidir o caso a favor do grupo.

Os roqueiros, contudo, não saíram ilesos. A corte rejeitou que Seltzer pagasse os US$ 201 mil de honorários advocatícios gerados no processo porque a ação dele não era “objetivamente sem razão”.