Guns N' Roses: Use Your Illusion I e II, discos 'gêmeos' que expuseram romantismo da banda

Há 30 anos era lançado Use Your Illusion I e II, discos que elevaram o Guns N' Roses a outro patamar de popularidade com baladas

Itaici Brunetti Publicado em 17/09/2021, às 10h25

None

Após a estrondosa estreia do Guns N' Roses com o álbum Appetite for Destruction (1987), o grupo de Axl Rose e Slash tinha a difícil missão de manter o mesmo nível musical no próximo disco de inéditas. E cumpriram com louvor. Com os duplos Use Your Illusion I e II, a "banda mais perigosa do mundo" superou expectativas inserindo romantismo e melancolia nas canções. 

Lançados simultaneamente em 17 de setembro de 1991, Use Your Illusion I e II estrearam em 1º lugar nas listas da Billboard, vendendo mais de 960 mil cópias somente no dia de lançamento: um recorde nunca superado por nenhum artista solo ou banda na história da música. No mundo todo, foram vendidos 18 milhões de cópias e cada álbum foi certificado com 7 vezes platina pela RIAA

+++ LEIA MAIS: Como Axl Rose deu a volta por cima e se tornou relevante para a música novamente [LISTA]

O contraste sonoro entre Appetite for Destruction e Use Your Illusion I e II é gritante: se no debut as músicas expressavam raiva e vontade absurda de mostrar ao planeta a banda poderosa que o Guns N' Roses era, nos álbuns "gêmeos" a sujeira deu lugar a baladas com piano, orquestra e solos de guitarras melódicos que se tornaram clássicos até hoje: vide os eternos hits "November Rain" e 'Don't Cry," que elevaram a banda a outro patamar de popularidade.

Outra grande jogada foi a inclusão dos covers "Live and Let Die", da banda The Wings, composta por Paul McCartney e Linda McCartney para o filme 007 - Viva e Deixe Morrer (1973), e o clássico de Bob Dylan, "Knockin' on Heaven's Door." Ambas as versões se tornaram poderosas nas mãos de Axl Rose, Slash e Duff McKagan, e são cativas nos setlists dos shows.

Todavia, Use Your Illusion I e II não se deixam intimidar pelas baladas de extremo sucesso comercial e nas demais faixas mostram a potente banda que os fãs conheceram em Appetite for Destruction. Músicas certeiras como "Right Next Door to Hell", "Dust N' Bones", "Civil War" e "Get in The Ring" exalam o poder de fogo do maior grupo de hard rock surgido no final da década de 1980. 

+++ LEIA MAIS: Guns N' Roses: Qual foi a inspiração de Axl Rose para escrever 'Right Next Door to Hell'?

A formação da banda também mudou: saiu o baterista Steven Adler, demitido por uso excessivo de drogas, e entrou Matt Sorum, do The Cult, que com a mão pesada ajudou a banda a ter uma pegada mais firme, como ouvida na introdução de "You Could Be Mine" - trilha do filme O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991). Também é o primeiro álbum a contar com o tecladista Dizzy Reed, permanecendo na formação até hoje. 

Use Your Illusion I e II são álbuns tão abundantes em riquezas que - sem prever - prendeu os fãs por 17 anos até que o Guns N' Roses lançasse o próximo álbum de inéditas, o muito esperado - e atrasado - Chinese Democracy, em 2008.

Use Your Illusion I e II são álbuns tão abundantes em riquezas e de canções tão envolventes que - sem Axl Rose prever - prendeu os fãs do Guns N' Roses por 17 anos até que a banda lançasse o próximo álbum de inéditas, o muito esperado - e também atrasado - Chinese Democracy, em 2008. 

Para medir a qualidade e importância de Use Your Illusion I e II, vale ressaltar que em 1991 grandes clássicos do rock foram lançados, como Nevermind, do Nirvana, Metallica (The Black Album), do Metallica, "Achtung Baby", do U2, e Blood Sugar Sex Magik, do Red Hot Chili Peppers, só para citar alguns. E os "gêmeos" do Guns N' Roses se destacaram facilmente.