Pulse

Há 28 anos, Nirvana tocava Smells Like Teen Spirit pela primeira vez; assista

Banda tocou no saguão de um hotel para arrecadar fundos para poderem gravar Nevermind, segundo disco do grupo

Redação Publicado em 17/04/2019, às 20h28

None
Kurt Cobain (Foto: AP)

"Smells Like Teen Spirit" é a canção mais conhecida do Nirvana. A música foi o primeiro single de Nevermind, segundo disco banda, e levou Kurt Cobain e seu grupo ao estrelato.

A faixa foi apresentada ao público no dia 17 de abril de 1991, há exatos 28 anos, antes do lançamento do álbum. A apresentação foi no OK Hotel, em Seattle, casa de Kurt, e foi feita com o objetivo de arrecadar dinheiro para a banda conseguir ir à Los Angeles e gravar Nevermind.

+++ Solta o riff! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff com prêmios exclusivos no Instagram 

Durante a composição de "Smells Like Teen Spirit", Cobain quase levou os outros integrantes da banda à loucura. Segundo uma entrevista do baixista Krist Novoselic para a Guitar World, o vocalista chegou com apenas o riff principal e as notas do refrão prontas. Novoselic achou a música ridícula; Kurt não gostou da opinião e fez todo mundo tocar o que já tinha pronto durante uma hora e meia. De tanto tocarem, acabaram compondo todo o resto da melodia.

O título da  canção também veio de maneira inusitada. Kathleen Hanna, na época a vocalista do Bikini Kill e amiga do cantor, escreveu “Kurt Smells Like Teen Spirit” ("Kurt tem cheiro de Teen Spirit") em sua parede. O cantor gostou da frase e achou que tinha tom de revolução.

Mais tarde, ele descobriu que Teen Spirit era, na verdade, uma marca de desodorante. Kathleen brincou com o amigo dizendo que ele tinha esse cheiro pois Tobi Vail, namorada de Kurt na época e baterista do Bikini Kill, usava o cosmético.

A apresentação de 1991 do Nirvana foi gravada na íntegra por um fã. Assista ("Smells Like Teen Spirit" começa aos 44 minutos):