Hall da Fama dos Atores anuncia homenageados

Lista terá 15 novos nomes a partir deste ano; Anthony Hopkins, Morgan Freeman e Meryl Streep estão entre os escolhidos

Da redação Publicado em 17/04/2009, às 16h00

Após o Metallica ter se apresentado com dois baixistas na cerimônia que concretizou a entrada da banda pra o Hall da Fama do Rock, nesta semana foi a vez do Hall da Fama dos Atores anunciar seus homenageados de 2009.

Foram 15 artistas escolhidos para integrar o grupo que já tem Charles Chaplin e Fred Astaire, entre outros 36 nomes. Os homenageados deste ano são: Julie Andrews, Robert De Niro, Judi Dench, Robert Duvall, Kirk Douglas, Morgan Freeman, Gene Hackman, Olivia de Havilland, Hal Holbrook, Anthony Hopkins, James Earl Jones, Angela Lansbury, William H. Macy, Maggie Smith e Meryl Streep.

Em comunicado à imprensa, o presidente da organização, Rusty Citron, disse que está "orgulhoso em reconhecer e homenagear os feitos artísticos e humanitários destes excepcionais atores. Os novos membros continuarão a inspirar todos aqueles que procuram enriquecer de alguma forma seu conhecimento sobre arte dramática".

A escolha dos nomes foi feita por um júri especializado (composto por professores de artes dramáticas representando mais de 100 universidades norte-americanas) pertencente à própria organização; para a seleção, foram utilizados critérios como o reconhecimento do público, premiações recebidas, contribuição humanitária para a arte dramática e educação de artes.

A cerimônia que marcará burocraticamente a entrada dos novos membros no Hall ainda não tem data marcada, mas acontecerá na cidade de Los Angeles antes do final do ano.